Publicidade

Últimas Notícias

LAGO DO CUNIÃ, um paraíso no coração da floresta.

O lago do Cuniã é uma RESEX (reserva extrativista) que fica a 100 km de distancia de Porto Velho, ou 12 hs de barco saindo do porto do Cai n'água, no verão podemos fazer um verdadeiro rali na selva para chegar  até o grande lago, muitas pessoas como eu, que adoram aventuras, fazem sacrifícios pra la de inusitados para desfrutar de apenas horas de contato com a natureza.


A Reserva Extrativista Lago do Cuniã é uma unidade de conservação criada por decreto presidencial em 10 de novembro de 1999 e tem uma área de 55.850 hectares totalmente preservada. Na Reserva Extrativista Lago do Cuniã os comunitários trabalham, dentre outras atividades, na produção de farinha, açaí e castanha-do-brasil, além de fazerem o manejo de espécies de peixe coo o pirarucu. Recentemente vem sendo desenvolvido um projeto de manejo do jacaré-açu. O foco do projeto é o abate, de forma sustentável, para comercialização da carne e do couro. A população local esta organizada na forma de associação e de cooperativa.
As mais de 80 famílias que da comunidade do Lago do Cuniã vivem em total harmonia entre si, durante todo o ano a comunidade trabalha e estuda, mais também se diverte muito. Em janeiro o líder da comunidade Araçá, Sr. Mair, faz aniversario e é sempre uma grande festa. Sr. Mair é um líder carismático, adora falar de politica, abomina qualquer coisa relacionada ao PT, é um torcedor fanático do Palmeiras assim como grande parte da comunidade, quer agradar o Sr. Mair? fale bem do Palmeiras e mal do PT.
No mês de maio mais uma vez a comunidade do Araçá pára em homenagear sua padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora, muita festa, comidas tipicas, missa, procissão, campeonato de futebol masculino, feminino e infantil.









O anoitecer no lago do Cuniã é único, o por do sol sempre encanta moradores e visitantes. A noite no lago é sinônimo de paz e tranquilidade, lá tem hora pra tudo, hora de ligar a TV e hora de desligar, hora de agradecer mais um dia de trabalho e a comida na mesa. Aos visitantes toda hora é hora de encanto, no silencio da noite, ouve-se apenas os sons vindos do lago; botos, jacarés e pirarucus a procura de alimentos, e da mata, o som dos pássaros noturnos e os predadores a procura de suas presas.



O Instituto Chico Mendes (ICMBIO) é o responsável pela administração e manutenção da Resex, hoje todos os caminhos que levam ao lago são fiscalizados, todos os moradores cumprem fielmente as leis ambientais, todos são agentes fiscalizadores do meio ambiente, todos preservam, sua associação (ASMOCUM) trabalha em parceria com o Instituto. No lago, reina a paz e a tranquilidade entre seus moradores. É UM PARAÍSO!
Sempre que posso também faço minhas visitinhas ao lago do Cuniã, la tenho amigos, lá encontro paz de espirito, lá eu respiro natureza, lá também já tenho uma afilhada, Ketlen Kaline, meus laços  com aquela comunidade vão além da simples amizade, sempre sou muito bem recebido, o povo é amigo e hospitaleiro.

Nenhum comentário