Publicidade

Últimas Notícias

EQUIPE DE TÉCNICOS DA CPRM/ANA MONITORAM RIO MADEIRA 24 HORAS POR DIA

O CPRM - Serviço Geológico do Brasil e a ANA - Agencia Nacional de Águas, mantém uma equipe em plantão permanente monitorando, centímetro a centímetro a evolução do rio Madeira.
A Agência Nacional de Águas realiza o monitoramento hidrometeorológico em Tempo Real com cerca de 1.075 estações fluviométricas e 981 pluviométricas distribuídas nas 12 Regiões Hidrográficas Brasileiras. A Rede Hidrometeorológica possui cerca de 283 estações telemétricas visando à obtenção de dados hidrológicos em tempo real.
Os Dados Hidrológicos em Tempo Real são coletados por um sistema denominado Telemetria nas estações automáticas, com a utilização de Plataformas de Coletas de Dados - PCDs na qual suas transmissões são efetuadas pelos satélites brasileiros (SCD e CBERS), utilizando-se da estrutura do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Cuiabá e em Cachoeira Paulista.
As variáveis hidrológicas são obtidas por uma diversidade de sensores automáticos e armazenadas “in loco” nas PCDs. Os dados são transmitidos remotamente pelos satélites que permitem a obtenção de um número maior de informações por dia aumentando a confiabilidade e permitindo avaliação quase “instantânea” da disponibilidade hídrica. Esse sistema melhora a avaliação do potencial energético e permite a realização de balanço hídrico em tempo “quase real”, o que melhora o controle dos recursos hídricos, disponibiliza dados mais atualizados para a sociedade e propicia uma ampla conceituação do uso racional e múltiplo dos recursos hídricos. 
Os Técnicos responsáveis pelo monitoramento do rio madeira, Sebastião (Seba) e Fabio não medem esforço para transmitir informações precisas e praticamente em tempo real. Passei uma manhã com essa equipe de guerreiros, enfrentando a correnteza de nosso rio, e posso garantir: São competentes e fazem o melhor:
O monitoramento é feito com equipamentos de ultima geração. Equipamentos esses, de um custo elevado, e que pode custar até 150 mil reais um kit como o usado por essa equipe.
Esses profissionais, chamados Técnicos em Hidrologia, tem total apoio da Chefe da Residência (REPO) Sra. Helena da Costa Bezerra e também do Chefe da DHT, Francisco Reis, que mantem a logística sempre em dia e pronta para atender todas as chamadas da central ANA, em Brasilia. 
Vale ressaltar também que todas as informações coletadas, é enviada em tempo real para o sitio da Agencia em Brasilia.  







2 comentários

Anônimo disse...

Muito boa esta materia,aja visto que poucos veiculos de comunicaçao divulga este importante trabalho do Serviço Geologico do Brasil,pela sua importancia e que so eh lembrado quando acontece catastrofe como esta.Parabens CARLOS CALDEIRA pela materia!

Anônimo disse...

Recentemente fiz uma visita a CPRM de Porto Velho e pude constatar que esta e uma estatal de excelência técnica, Uma estatal em Rondônia e que detem um grande acervo de dados e informações em geologia, recursos minerais, gestão territorial, hidrologia hidrogeologia de todo o território nacional. Parabens!!!