Publicidade

Últimas Notícias

DIVERGÊNCIA - BOLETIM SEMUSA CONTABILIZA 70 ÓBITOS A MAIS QUE BOLETIM DA SESAU SÓ EM PORTO VELHO

Boletim da SESAU aponta 1.112 mortes, enquanto o da SEMUSA trás um numero bem assutador; 1.182 mortes por COVID 19 só em Porto Velho.

Os assustadores números "oficiais" do COVID 19 anunciados ontem 10/02, pelo governo do estado atráves do "Boletim Diário", vem causando polemica e muitas duvidas, tanto na população quanto para os profissionais de imprensa que fazem a cobertura da pandemia. 

É que pelos numeros do governo do Estado, o total de óbitos nas últimas 24 horas, totalizavam 42, sendo que só na capital, 19 pessoas perderam a vida para o Covid-19. Mas, segundo o secretário Fernando Máximo, em entrevista a uma TV local, os números de Porto Velho nas últimas 24 horas, não refletem a realidade, já que "a prefeitura atualizou dados de mortes que aconteceram em dias anteriores e não tinham sidos lançados em seu portal, acrescentando então, mais 16 mortes as únicas três que realmente aconteceram nas últimas 24 horas". Falou o secretário.

Procurada, a secretária Municipal de saúde. Eliana Pasini relatou   que o estado utiliza o sistema do MS SIVEP-Gripe para extrair os dados sobre casos e óbitos. Esses dados são alimentados pelas unidades hospitalares. Já o município utiliza o sistema SIM - Sistema de Informações de Mortalidade que é atualizado todos os dias às 12h pela Vigilância do Município, por isso os casos do município estão a frente do estado, porque são mais atualizados.

É importante ressaltar que o município não tem notificações de novos casos ou óbitos em atraso, justamente por utilizar um Sistema que é atualizado constantemente. As notificações divulgadas pela Semusa/DVS nos boletins diários apresentam a situação real da Capital e são publicadas diariamente no Portal da Transparência da Prefeitura através do site dvs.portovelho.ro.gov.br.

Conforme esses dados, as informações que constavam no boletim dessa quarta-feira (10) estavam corretas, ao apontar 03 óbitos em Porto Velho.

A secretária também gravou um vídeo para explicar o porque dessa diferença nos números, mas verificamos no portal da Prefeitura de Porto Velho, que a diferença é muito grande, e desde o dia 30 de janeiro que essa diferença vem se acumulando. VEJAM O VÍDEO DA SECRETÁRIA: 

Os 1.112 óbitos do boletim do governo do estado já são assustadores, e comparados aos números da SEMUSA, com 1.182 mortes só em Porto Velho eles passam a ser muito mais assustadores ainda. CLICK E VEJA TODOS OS BOLETINS DA PREFEITURA DE PVH

Até o momento, a SESAU não se manifestou sobre essa diferença e nem conseguimos contato com o secretário Fernando Máximo para as devidas explicações. 

NOTA DA PREFEITURA SOBRE NÚMEROS

Nenhum comentário