Publicidade

Últimas Notícias

GUAJARÁ-MIRIM - A VOZ QUE NÃO FALA POR VOCÊ

Texto de um morador de Guajará-Mirim

Tenho o hábito de acordar cedo e ligar o rádio. Hábito este que criei após meu casamento. Dito isto, quando eu acordo e ligo o rádio, ainda é muito cedo. Então escuto alguns programas de música outros religiosos e por fim, antes do trabalho, um programa matutino em que o radialista teve a ousadia de criar um bordão que só cabe a ele mesmo de tanta tolice: “a voz que fala por você”.

Essa voz que ele diz falar por nós, nunca falou por mim e muito menos por você. Nem mesmo quando foi vereador de nosso munícipio. Quando escutava a voz, que falava por mim e por você, ficava me perguntado, se eu ou você estaríamos falando tanto besteira em um programa de rádio?

O homem dono dessa voz, quando era vereador, se deslocava aos finais de semana para as linhas, dizendo fiscalizar, porém é sabido que o dono da voz que fala por mim e por você, somente ia, comer na casa dos sitiantes, pessoas humildes, trabalhadoras e de boa fé, que acreditavam que a voz iria representar-lhes perante o executivo municipal. Porém nunca fomos representados, nem como jornalista e muito menos como vereador.

Nós que erámos representados por uma só voz, não reelegemos o vereador que falava por mim e por você. Fato este que levou o mesmo a fazer desabafos em seu programa, após ter perdido a eleição. Enfim, essa voz no último ano tem se prestado aos mandos e desmandos dos prefeitos de Guajará. Falo assim, porque nem o MP, conseguiu separar o casal de prefeitos de nosso município.

A “voz que fala por você” tem se calado a tanta sujeira que tem acontecido no município guajaramirense. Antes o prefeito ainda candidato, ou melhor, esposo da candidata a prefeita, vivia suas manhãs nesse programa. É sabido, também, que todas essas participações são pagas. Ou seja, a “voz que fala por nós” só escuta uma coisa, o barulho de uma caixa registradora.

Nada contra essa voz, porém para ser respeitado jornalista, é preciso trabalhar com isenção, desobrigação e muito mais com respeito ao ouvinte. Não é preciso ficar mentindo e criando histórias que tirem o foco do que realmente importa, que é o bem comum. Enfim, caro radialista, ou melhor, “voz que fala por mim”, não diz que vás falar por mim, nem por todos nós, se não tens caráter nem para falar por ti mesmo.

Se quiseres conversar e mudar minha opinião sobre tudo isto, coisa que acho um pouco difícil, pois sou um morador dessa cidade e vejo tudo, assim como todos aqueles que lutam por uma Guajará melhor. Mas se mesmo assim quiseres me encontrar.

Estou no Último Adeus. Caso não entende a referência, é um conto, fácil de achar na internet.

Att. O Coveiro e as Palavras

Nenhum comentário