sexta-feira, 8 de março de 2013

POLITICANDO NO TEMPO - Por Carlos Caldeira


Primeira reunião da nova legislatura de vereadores de Porto Velho e o ponto principal é a discriminação que os nobre vereadores sofrem dos “outros podres poderes”, o presidente em um discurso inflamado e cheio de magoas faz saber a seus pares os planos da Câmara de vereadores para o biênio 2013/2014 e as estratégias para superar o que ele chama de exibicionismo dos outros representantes de Rondônia a nível estadual e Nacional: “Meus nobre companheiros vereadores desta conceituada casa do povo, já chegou as barras do absurdo o bulling que sofremos dos que estão acima de nos, quem esses deputados estaduais, os federais e os senadores acham que são para estarem sempre um, dois ou até mais passos a nossa frente em termos de escândalos? CHEGA! Precisamos nos unir em prol de nossas imagens de legítimos representantes do povo, o que muito me admira nobres colegas, é porque a Policia Federal e o Ministério Publico só olha pra eles, o que nos NÃO fizemos de errado? Na administração passada o nobre vereador Marcelo Reis passou o seu mandato todo defendendo o Prefeito e sua gang e a PF e o MP nem tchum pra ele? Precisamos com urgência mudar esse quadro e não estou vendo o esforço dos senhores nesses sentido, precisamos estar unidos, precisamos achincalhar essa população, precisamos mostrar nossas garras, vamos esquecer as questões partidárias e vamos desonrar os votos que recebemos, eu até sugiro que façamos uma viagem, todos juntos, vamos a Brasília, vamos ao Nordeste, vamos a praia e se esses idiotas desses eleitores não reconhecerem nosso desvaler, vamos engrossar o caldo, vamos esculhambar com a imprensa, se preciso for, escalamos um valentão entre nos para dar umas porradas em um repórter qualquer, mas vamos escolher um repórter que seja bem cri cri de uma emissora que esteja batendo forte na gente, só assim nobres colegas, vamos virar os holofotes para nosso lado, vamos ser reconhecidos, sigam o exemplo nobre colegas, de grandes inimigos da população, se espelhem em Roberto Sobrinho, em Valter Araujo, em Miriam Saldanha, sejam mais ousados, inventem historias da carochinha que esse povo acredita em tudo, eles nos colocaram aqui, agora o azar é o deles, nos temos que pensar em nosso salário, em nossos benefícios, vamos rasgar a ética.

Por Carlos Caldeira – Contato: [email protected]
Fonte: Carlos Caldeira
  • POLITICANDO NO TEMPO; Por Carlos Caldeira

terça-feira, 5 de março de 2013

POLITICANDO NO TEMPO - Por Carlos Caldeira


Fantasmas existem...
E estão em todos os lugares arrastando correntes. Noticias vindas da capital federal dão conta que Valdir Raupp vai ser candidato a sucessão de Confúcio Moura; ou seja, o PMDB assume que a administração do estado vai de mal a pior e assina um atestado de incompetência, o que eu não entendo é o porque de ainda tentarem trocar o ruim por um péssimo, que mistério é esse? Raupp, como todos sabem, acabou com o Beron, é o campeão de processos no senado, praticamente todos contra o sistema financeiro, é o presidente do maior partido político brasileiro que ainda tem o vice presidente da republica, homem de grande poder e que usa esse poder em proveito próprio. Raupp fez o presidente do senado, Renan Calheiros, que é atualmente o político mais odiado do Brasil, o político mas sínico que o Brasil já conheceu. Raupp também votou contra o fim da divida do Beron, divida essa de sua inteira responsabilidade e que custa aos cofres do estado, nada mais nada menos que 10 milhões de reais por mês, dinheiro suficiente para acabar definitivamente com os problemas de saúde em nosso estado. Valdir Raupp é somente um dos fantasmas que anda assombrando os seus eleitores e também os não eleitores, de um modo geral, Raupp assombra toda uma população que depositava nele e em sua esposa, a garantia de dias melhores para nosso estado. 
Outro fantasma que vai continuar a nos assombrar é Roberto Sobrinho, só que esse é bem mais regional e quem vai ter que exorcizá-lo somos nós de Porto Velho. Roberto Sobrinho é daquele tipo de assombração que ao morrer (politicamente falando) ficou no meio do caminho entre o inferno e o purgatório, foi enxotado da porta do céu por São Pedro, que no seu caso era representado por agentes da PF e do Ministério Publico, a advogada do diabo, Miriam Saldanha, também foi enxotada da porta do Céu com passaporte diretamente para o inferno. O Fantasminha, que tem camaradas poderosos, acaba de ser reencarnado por seus parceiros de ética tão ou quão parecidas com a sua, só que em Rondônia, o grupo dos caças fantasmas estão a postos e essas almas penadas que tanto mal já fez ao nosso povo, tendem, no final de 2014, a voltar para suas tumbas de onde jamais deveriam ter saído. Robertos, Raupp’s, Cassois, Valter’s, Miriam’s, Batista’s, Donadon’s, Epifânia’s vão de reto. ++++
Autor: Carlos Caldeira – E-mail [email protected]

Fonte: Carlos Caldeira
  • POLITICANDO NO TEMPO - Por Carlos Caldeira

sexta-feira, 1 de março de 2013

Porque se comparar a Lincoln?


Lula, aliás Lincoln 



Lula deu agora para se comparar com Abraham Lincoln. A maior afinidade com o presidente responsável pela abolição da escravatura nos Estados Unidos, Lula a vê diretamente relacionada com a postura crítica da imprensa em relação a ambos: "Esses dias eu estava lendo o livro do Lincoln. E fiquei impressionado como a imprensa batia no Lincoln em 1860, igualzinho bate em mim"

Com seu habitual descompromisso com a seriedade, Lula pretendeu ombrear-se com um dos maiores vultos da História e, ao mesmo tempo, mais uma vez desqualificar o trabalho da imprensa, a quem acusa do imperdoável crime de frequentemente contrariar suas opiniões e interesses. 

Foi um dos melhores momentos de seu show de meia hora durante as comemorações dos 30 anos da CUT, na última quarta-feira em São Paulo. Essa nova bravata do Grande Chefe do Partido dos Trabalhadores (PT) não chega a ser novidade. É apenas mais uma a enriquecer a já alentada antologia das melhores pérolas de seu sofisticado pensamento político-filosófico. Novidade é a revelação de que Lula anda lendo livros. 

Confessou-o explicitamente, em tom de blague, dirigindo-se ao ministro Gilberto Carvalho, que fazia parte da mesa. "Estou lendo muito agora, viu Gilberto? Só do Ricardo Kotscho e do Frei Betto, li mais de 300", exagerou, em simpática referência a dois ex-colaboradores com quem já manteve relações mais estreitas.

Depois de falar mal da imprensa, Lula sugeriu que, diante da "falta de espaço" para as questões de interesse dos assalariados na mídia "conservadora", os sindicatos de trabalhadores se articulem para ampliar e tornar mais eficazes seus próprios meios de comunicação. 

Uma recomendação um tanto ociosa, pelo menos do que diz respeito à CUT, que dispõe de uma ampla rede de comunicação integrada por uma emissora de televisão, três de rádio, dois sites de notícias, dois jornais e uma revista mensal. 

Mas o verdadeiro problema não é exatamente a existência ou não de veículos de comunicação abertos às questões de interesse das organizações sindicais, mas o nível de credibilidade e, consequentemente, de audiência e leitura desses veículos. 

Na verdade, o que o lulopetismo ambiciona para a consolidação de seu projeto de poder é dispor de mecanismos de controle da grande mídia, dos jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão que atingem o grande público e por essa razão têm maior peso na formação de opinião. 

Por entenderem que a maior parte da grande mídia está comprometida com interesses das "elites" e, por essa razão, é "antidemocrática", o PT e seus aliados à esquerda defendem a criação de mecanismos que permitam a "democratização dos meios de comunicação". 

Trata-se de um argumento absolutamente falacioso, pela razão óbvia de que, se a grande mídia tivesse realmente o viés que lhe é atribuído pela companheirada, o petismo, que se diz discriminado e perseguido por ela, não venceria três eleições presidenciais consecutivas e não estaria comemorando 10 anos de hegemonia política no plano federal.

Ocorre que o pouco que existe de pensamento político em Lula e seus companheiros está hoje quase todo vinculado estritamente à garantia das vantagens materiais que o poder proporciona. O que vai além disso se deixou impregnar pelo autoritarismo que sustenta regimes como os do Irã, Coreia do Norte e China, no Oriente, e Cuba e as repúblicas "bolivarianas" da Venezuela, Equador, Bolívia e Nicarágua, no Ocidente. 

Ou seja, as autocracias às quais a diplomacia do governo petista se aliou. Lula, a bem da verdade, não tem formação marxista - ou qualquer outra. Foi sempre um pragmático, avesso a dogmatismos. Forjado na luta sindical, seu pensamento se resume ao confronto de interesses entre empregados e patrões. 

O resultado desse pragmatismo é a indigência de valores que, como nunca antes na história deste país, predomina hoje na vida política nacional e tem seu melhor exemplo no nosso desmoralizado Parlamento.Mas Lula é líder popular consagrado, glória que lhe subiu à cabeça e lhe permite acreditar no que quiser, inclusive que se parece com Abraham Lincoln. 

POLITICANDO NO TEMPO


Sonho de criança;
Mãe: Meu filho, o que você quer ser quando crescer?
Filho: Mamãe, mamãe, eu quero ser vereadorrrrrr;
M: Credo menino velho, vai estudar, vai a igreja, vai orarrr larga de tá falando besteira, o que deu em você pra querer uma coisa dessas?
F: Ahhhh mãezinha, deixa eu ser vereadorrrrrr vai? Eu queria tanto viajar, conhecer Brasília, ir a praia, queria ganhar bem, trabalhar pouco, quero tanto conhecer meus amigos do Orkut que moram em outro estado, ahhhh mãe, deixa eu ser vereador, vai?
M: Prestenção garoto, de onde foi que você tirou essa ideia de que vereador vive viajando? E esse negócio de conhecer a praia? Porto Velho não tem praia! Só quando a maré ta baixa, ai você vai lá pro Belmonte e curte aquelas belas praias, quanto a trabalhar pouco e ganhar muito, isso é coisa de preguiçoso e vagabundo. Vai garoto, pega o isopor e vai vender o teu din din que dá mais resultado e para de viajar na maionese...
Anos depois...
CARTA À MAMÃE – Querida mamãe, saudades... hoje estou muito feliz, dia após dia estou realizando todos os meus sonhos, a senhora lembra quando eu lhe falava que meu sonho era ser vereador? Pois é minha mãe, que eu sou vereador a senhora já sabe, certo? Mas os meus outros sonhos de viajar, conhecer Brasília e ir a praia, realizei tudo de uma só vez, fui a Brasília, depois fui a praia aí mesmo no Nordeste, não pude ir visitar a senhora porque “minha agenda” estava muito corrida, conheci a praia de Tambaba, a senhora sabia minha mãe que nessa praia ninguém usa roupa? Eu achei o máximo, e acredite, eu e meus colegas de vereança (aprendi essa palavra no meu local de trabalho, não sei ainda o que significa, mas achei legal) ainda recebemos R$553,00 por dia para esse passeio, é ou não é legal? E o pessoal ai mamãe, estão todos bem? Olhe, daqui a dois anos vou me candidatar a Deputado Estadual e vou mandar buscar todos vocês pra serem meus assessores, vou dar um cargo pra cada um, EU PROMETO.