domingo, 30 de março de 2014

Clã Donadon não esta morto! Ainda...

Junior Donadon é o único pré-candidato a federal pelo PMDB no Cone Sul

junior donadon e lideres do pmdb
O senador da república, Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB apresentou na manhã deste sábado, 29, durante o encontro do partido em Ji-Paraná a lista de pré-candidatos a deputado federal do partido. O nome do vereador, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena, Junior Donadon, é o único do Cone Sul citado pela legenda que possivelmente concorrerá as eleições deste ano.

Ao todo o Partido do Movimento Democrático Brasileiro tem exatos 13 nomes que estão sendo analisados para a disputa eleitoral. De acordo com o senador a lista será reduzida com o tempo e a nominata oficial só será apresentada durante assembleia geral para a apresentação dos candidatos definitivos.
Marinha Raupp, Amir Lando, Vera Alice, Professora Cristina, Doutor Vasquez, Alexandre Basso, Lucio Mosquini, Mauro Pedro, Lindomar Garçon, Marcelo Bessa, Agnaldo Nepomuceno, Jeferson Lima, além do vereador Junior Donadon, são os concorrentes às vagas.
Para estas eleições o PMDB conta com 21 pré-candidatos a governador Brasil a fora. “O partido tem a maior bancada no senado federal, 2ª maior bancada no congresso nacional, os presidentes do senado e câmara são do partido, além do vice-presidente da república. Queremos manter esse quadro”, disse o senador.

Fonte: Extra de Rondônia

Acerto do STF com Azeredo desmascara ação contra petistas

Decisão acertada sobre Azeredo desmascara AP 470
Breno Altman*, enviado por e-mail pelo autor
O Supremo Tribunal Federal deliberou, por 8 votos a 1, pela remessa do processo contra o ex-deputado Eduardo Azeredo à primeira instância, nas montanhas de sua Minas Gerais, onde responderá pelo mensalão tucano.
Tal resolução, a bem da verdade, guarda coerência com outra, tomada há algumas semanas, que estabeleceu desmembramento de processos que envolvam cidadãos com e sem foro privilegiado, ainda quando partilhando a mesma denúncia penal. Aqueles que não possuírem alçada federal, serão remetidos para o pé da pirâmide judicial, com direito a dois ou até três graus de apelação.
Pode-se especular que o ex-presidente do PSDB renunciou ao mandato parlamentar por razões maliciosas, apenas para ganhar tempo e aumentar as chances de prescrição para eventuais crimes, além de buscar a tranquilidade de uma comarca na qual exerça maior influência. Mas não há qualquer dúvida que a atitude tomada por Azeredo, trocando sua cadeira na Câmara por maior segurança jurídica, está protegida por direitos constitucionais. Como reconheceu, aliás, a própria corte suprema.
Talvez seja pertinente a crítica moral. Ao contrário de José Dirceu, que recusou abdicar do parlamento para escapar da cassação, preferindo o combate político ao cálculo de oportunidades, o outrora governador mineiro resolveu escapar pela porta dos fundos. Não é bonito, tampouco ilegal. Dirceu tem obrigação histórica e biográfica de ser como é. Azeredo contou com a possibilidade regulamentar de agir como o fez.
O mais relevante, no entanto, está na jurisprudência que acarretam as novas deliberações do STF. Depois de revisado o crime de quadrilha, caiu a segunda das quatro pilastras sobre as quais se ancorou a AP 470, qual seja, a  unificação de todas as denúncias em um só processo na corte suprema quando qualquer dos réus goza de foro privilegiado. Quando foi analisado o caso contra os petistas, apenas três dos 39 acusados eram parlamentares nacionais, mas todos foram conduzidos a julgamento em instância única.
Este procedimento, considerado fundamental para as condições de espetáculo e resultado contra Dirceu e companheiros, foi devidamente arquivado depois de ajudar o relator Joaquim Barbosa a alcançar seus objetivos. Não é à toa que o único voto contra Azeredo tenha sido o do atual presidente do STF, possivelmente pouco à vontade em corroborar, com sua própria incoerência, o caráter de exceção do encaminhamento anterior.
A mudança de critérios, de toda forma, desmascara parte dos métodos arbitrários do processo precedente, que também se encontram sob acosso da Corte Interamericana de Direitos Humanos, reiteradamente exigindo que todos os signatários do Pacto de San Jose ofereçam julgamento recursal em ações penais, mesmo quando os réus são enquadrados na instância superior do sistema judiciário.
Com o tempo, não irá restar pedra sobre pedra das armações que determinaram a AP 470, cujas operações foram tecidas sob medida, para ocasião única, na alfaiataria dirigida pelo ministro Barbosa. Ainda restam outras duas colunas: o domínio do fato como teoria que dispensa provas materiais concretas para condenação e o fatiamento do suposto crime de suborno em diversos delitos independentes, com a meta de garantir a devida exacerbação penal. Tampouco essas aberrações sobreviverão à via constitucional que o STF está obrigado a retomar.
Quando a normalidade jurídica estiver plenamente recuperada, porém, a corte suprema terá que resolver um dos maiores dilemas de sua história. Como irá corrigir as injustiças e desmandos que levaram à cadeia líderes históricos do PT? Quem irá pagar a conta do circo judicial e midiático montado com a única finalidade de degolá-los por crimes que jamais cometeram?
*Breno Altman é jornalista e diretor editorial do site Opera Mundi

sábado, 8 de março de 2014

ACRE - Jovem manda senador Jorge Viana criar vergonha na cara e acusa governo de corrupção

O ACRE JÁ ESTÁ EM MÃOS ERRADAS, NAS SUAS!
Foto retirada da internet - AC 24 horas
A jovem acriana Nayara Vilas Boas, utilizou sua página no Facebook para tecer fortes críticas ao senador Jorge Viana, ao seu irmão Tíão Viana, governador do Estado e a toda a direção do Partido dos Trabalhadores bem como os últimos governos (Jorge Viana, Binho Marques e Tião Viana) a quem acusa de corrupção e de terem "afundado o Estado".

"Então já que falou em corrupção, eu vou citar só um nome, nem vou falar muito, porque o povo já sabe melhor que eu sobre isso. Senador Jorge Viana, o senhor viu aí nos noticiários do estado, algumas reportagens e matérias, onde as manchetes eram: “Empreiteiros de empresas ligadas ao governo assim como secretários do alto escalão de Tião Viana são acusados de corrupção” dispara a jovem Nayara.

Comfiram o texto:

O cansaço me domina nesse momento, ainda tenho uma prova pra estudar, tomar um banho, mas não será esse cansaço, que tenham certeza não é pouco, que me impedirá de escrever esse texto. Eu gosto de escrever nos momentos que estou inspirada e quando a revolta fala mais alto. Nesse caso não é revolta, é procura de respostas mesmo.

Ao chegar em casa, como sempre faço, abri meu facebook e claro alguns sites de notícia do Acre, dentre eles o Contilnet, e me deparo com uma manchete um pouco cômica, eu diria, onde o tema da mesma é “Jorge Viana teme que o Acre caia em mãos erradas”. Pelo tema a vontade foi soltar uma grande gargalhada, mas seria injusto com o Senador fazer tamanha desfeita a palavras tão elegantes, bonitas (estou ironizando).

Pois bem excelentíssimo senhor Senador da República, vou relembrar alguns fatos pra que pense bem em quais mãos erradas o Acre está, ok?! 
Vou falar do pouco que sei, e do pouco que vivi, meus 22 anos, acho que são suficientes pra fazer uma retrospectiva acreana da era PT, afinal com 6 anos já se sabe alguma coisa, e eu sabia de muita coisa. Gostaria de ser rápida, porque texto grande dá preguiça de ler, então vou fazer tópicos, tópicos explicativos e fáceis de ler, então o primeiro:

• Vamos começar com atraso de salários (não é meu favorito), sabe, está certo quando diz que os governantes passados atrasaram salários, mas, vocês esquecem de lembrar que nessa época o Brasil todo vivia um caos, que na época de Flaviano e outros a economia brasileira não era a melhor, e a inflação ultrapassava muito os 100%, sua gestão foi mamão com açúcar, se for ver pelo lado fantástico do PT, você se elegeu à governador junto com Fernando Henrique na Presidência da República (só pra lembrar-te, ele foi o único presidente a repassar números altíssimos de verba pro Acre). O senhor não informa à população que até hoje a construção do Parque da Maternidade está em dívida com os bancos, dívida esta que o senhor deixou, deixa me recordar, acho que um pouco mais de 2 bilhões, claro, não só do Parque, mas de outros empréstimos que realizou durante seu mandato. Agora falando dos atrasos do seu maninho, quero lembrar, rapidinho, só pra não esquecer, que o 13° (aquele salário “extra” que trabalhadores recebem durante o mês de dezembro) só foi pago, porque a Caixa Econômica Federal do Brasil realizou um empréstimo gigantesco para o estado com o apoio da Presidenta Dilma (para os íntimos, Dilmoca, Dilminha, O Dilma). Ainda falando em atrasos, vou lembrar-te que o Acre deve aos cofres públicos mais de 5 bilhões de reais, devido a empréstimos, que até hoje não vi os resultados lucrativos de tais. Bem, esse tópico falta muita coisa, mas está muito exagerado, isso que me indigna, povo não gosta de ler.

• O segundo tópico eu vou falar do “respeito pelo cidadão”, o último é especial e dedicado aos meus queridíssimos governantes acreanos (gente, ser irônica as vezes distrai, espero que eles não me mande distrair-me vendo o sol nascer quadrado depois disso) ... A ênfase no parêntese foi proposital pro segundo tópico, e é justamente uma das situações de DESRESPEITO dos senhores “feudais”. O povo acreano não possui o direito se quer de criticar os seus gestores, um PM ousou fazer isso e no outro dia foi parar no xilindró. Fui criticar o governador do estado em sua página no facebook e.. Fui bloqueada por assessores ou por ele mesmo. A população da cidade de Rio Branco, e do estado por inteiro, sofre com medo, pois uma onda de violência atinge a cidade, assaltos a luz do dia com mão armada, pessoas sendo atingidas por balas perdidas na porta de suas casas. Invasão de domicílios e roubos de bens de pessoas humildes e até dos “ricôes”. Respeito é ver ali na Chico Mendes por volta das 18:30, crianças, adolescentes, mulheres, se prostituindo porque não possuem uma esperança de vida melhor, não tem chances, não há empregos (os que tem, são pros filhinhos dos amiguinhos dos chefões, do alto escalão acreano), filho de pobre tem que ir à luta né?! Suar a camisa? Sim, claro, dignidade se conquista assim, mas pra ir à luta tem que ter objetivo. E qual o objetivo que o jovem acreano possui? Quais as oportunidades de emprego que o Acre oferece anualmente? “Ah, o governo dá isso, da aquilo, as pessoas que querem vida fácil”. Sim, claro, concordo, há muitas garotas que se prostituem porque sentem prazer nisso, claro que a minoria da minoria, mas tenho certeza que a maioria faz porque não tem solução, ou pra sustentar o vício com as drogas (vício esse causado justamente pela falta de oportunidades, ou por falta de uma ótima educação). A juventude precisa viver, precisa se distrair, precisa de cultura. Meninos de 14 anos na rua drogados, matando, assaltando, roubando... Pra que? Pra sustentar um vício. ( ).... Esse tópico é grande, falta falar da saúde e da educação, leiam. Pois bem, a educação entra nesse ponto, deve que na linguagem do senador um povo respeitado é aquele em que suas crianças bebem água do SAERB totalmente contaminada, com altas quantidades de produtos químicos. “A água do SAERB é tratada sua burra” (comentários assim, são hilários pra mim). Sim, a água do SAERB é tratada, mas a encanação é paralela a da rede de esgoto, e pode estourar ou até mesmo haver um “furinho” em um dos canos e nesse caso a água entrar em contato com a do esgoto. Educação no Acre é sinônimo de falta de respeito, professor é xingado em sala de aula, até atos de racismo eu presencie em meu estágio. Aumento de salário? Que nada, pra que né?! E a saúde? Não quero me aprofundar muito, pois de saúde todos já conhecem e sabem como é, ah! O Jorge não sabe, então vou resumir pra ele, Jorge Viana, é assim a saúde do Acre: Temos um Pronto Socorro lindíssimo, duas Upas, médicos de Cuba, Enfermeiros(as), mas lá vem a boa notícia, ops! Me enganei não há boa notícia. Os recepcionistas do PS tratam os pacientes e acompanhantes com um descaso sem igual (eu sofri isso na pele), não há remédios o suficiente, há poucos leitos, o ultrassom não funciona devidamente... As Upas tratam seus pacientes um pouco pior que os atendentes do OS, as enfermeiras são umas grossas mal educadas (gente, sem generalizar, tem umas legais), falta medicamento, falta médicos de verdade, afinal se toda hora que passarmos mau for virose, não precisaríamos de médico. De que mesmo que o Senador falava? Ah, de respeito pela população. O que mesmo que acontece com quem comenta no facebook do governador fazendo críticas? É bloqueado. Jorge, procura aí no seu dicionário o significado da palavra RESPEITO e depois vá fazer entrevista. Bem, eu poderia passar a noite escrevendo aqui sobre respeito, mas é muita coisa, vamos terminar logo isso, estou ansiosa pela tópico 3, é meu favorito. 

• Tópico 3: CORRUPÇÃO, “se entrar um governo ruim que queira fazer corrupção”. Eu reli essa frase umas cinco vezes, e ainda estou aqui pensando, no que lhe deram antes da entrevista. Jorge, uma dica, não aceite cafezinho em qualquer lugar viu (brincadeirinha :D). Jorge Viana, não haverá na história do Brasil e do Acre governo mais corruPTo e cheio de escândalos como o governo da FPA (falo mermuh). O Brasil vive hoje um dos mais escaldantes escândalos do país, o tal do MENSALÃO, já ouviu falar nele, né? Aquele que o Joaquim Barbosa bateu o martelo e colocou um “bocado” de petistas da cadeia, e que a JUSTIÇA tirou, com as leis da Constituição que é contrária ao cidadão de bem e favorável à canalhas e safados, vulgo pessoas que roubam o dinheiro do cidadão acreano. Advogados estes que pra mim é mais corrupto que aquele que desvio verbas públicas. Pois bem, seus amiguinhos aí, Genuíno, Dirceu, Delúbio foram julgados e condenados. Mas pra que falar a nível nacional se temos exemplos clássicos aqui no nosso estado não é? Bem melhor falar a nível de Acre. Então já que falou em corrupção, eu vou citar só um nome, nem vou falar muito, porque o povo já sabe melhor que eu sobre isso. Senador Jorge Viana, o senhor viu aí nos noticiários do estado, algumas reportagens e matérias, onde as manchetes eram: “Empreiteiros de empresas ligadas ao governo assim como secretários do alto escalão de Tião Viana são acusados de corrupção”. Bem, as matérias não eram bem assim. Mas, relembrando, um dos seus sobrinhos foi preso, o seu amiguinho Wolvemar (aquele que deram chocolate pra ele sair da cadeia) e outros empreiteiros (estes comeram um tatuzinho), pela PF (essa sigla significa POLÍCIA FEDERAL, e esta trabalha em cima de provas). O nome dado a esse pequeno “deslize” dos amiguinhos petistas é G7. Conhece? Então, esse aí foi um dos motivos da nossa manifestação que levou mais de 20 mil cidadãos acreanos pra rua. Agora essa é mais recentes, aliás estas, noticiários informam que empresa que assinou contrato com o prefeito Marcos Poste Viana (isso não dá processo né? Afinal ele não passa disso mesmo) é acusada, se bem que acusado é um termo de suposição, mas se há fumaça, há fogo, nem que seja pouquinho, de sonegação de impostos. Esse é outro tópico que renderia mais umas três noites, mas vou parar por aqui, afinal já são três páginas, e sinceramente, foram em vão, porque quase ninguém vai ler mesmo.

Ah, senador, de que é mesmo que o senhor tem medo? De que o Acre fique em mãos erradas? Crie vergonha nessa sua cara lavada, que não há ninguém burro nessa cidade não, pra acreditar numa lorota dessa. O governo de vocês, Jorge, Binho e Tião Viana, afundaram o estado do Acre, com dívidas absurdas, números gritantes de uma educação como a pior do estado, o segundo maior em população carcerária, um dos piores em saúde, sem oportunidades alguma de emprego, sem cultura, sem incentivo a esportes, sem lazer pra juventude. Um estado feito de boates e clubes, de maus exemplos, um governo corruPTo.

Eu poderia fazer um livro com todos os problemas que vocês causaram ao Acre, mas eu iria chorar do começo ao fim, de tristeza, por ver um estado tão lindo e acabado como este.

Vá orar meu querido, e aprender a ser um governante, depois vem na mídia falar em mãos erradas. Em corrupção e em RESPEITO.
Fonte: Blog do Padilha


HOMENAGEM A NAIARA KARINE

O Texto a seguir, foi escrito por Débora Stevaux em  homenagem à sua amiga Naiara Karine, assassinada brutalmente no dia 26 de janeiro de 2013, em Porto Velho, e hoje, dia Internacional da mulher, é compartilhado nas redes sociais,  pelo pai da mesma, Sr. Paulo Cesar Freitas.

Sobre o dia oito de março
Todo santo dia algo reaviva a minha memória e me pressiona para que o meu silêncio seja quebrado constantemente. É sempre muito inusitado quando você me toca diariamente, seja por uma música ou por uma atitude machista que eu tenha presenciado, por uma notícia de estupro ou por uma foto sua; mas aí eu volto a reescrever o texto que tinha feito em sua homenagem e ele permanece sempre assim: mutável e inacabado. Depois disso é só silêncio, como se eu fosse obrigada a engolir todas as palavras que um dia eu pensei em te dedicar em um engasgo seco. Porque todas as construções verbais são incapazes de traduzir tamanha revolta e saudade que eu sinto por você. 
Há um tempo eu visitei um blog que compilava, de maneira bem pouco minuciosa, os nomes das vítimas fatais da violência contra a mulher. Angustiada, eu prometi pra mim mesma que você não seria somente mais um daqueles nomes, ou só mais uma notícia que depois de horas estaria ultrapassada e esquecida pelas urls e pelos poucos jornais que noticiaram tudo o que você passou. Também não poderia fazer menção a estatísticas de violência sexual e de feminicídio, pois a tua morte não merece ser transformada em números frívolos, como se fosse só mais uma.
A sua semelhança comigo fez com que eu me colocasse no seu lugar diversas vezes. E se eu tivesse sido você? Quantos gritos eu daria, por quanto eu clamaria por socorro? Quais teriam sido os meus planos de fuga? Eu teria pensado que, em algum momento, eu morreria dessa maneira? E por que eu morri? Por que fizeram isso comigo? Eu teria sequer imaginado que um ano depois da minha morte, parte dos responsáveis ainda estaria em liberdade? Quantos sonhos eu deixei de realizar?
Em 1962, Clarice publica uma crônica na revista "Senhor" sobre um bandido chamado Mineirinho, que foi assassinado com treze tiros na madrugada de primeiro de maio daquele mesmo ano. Diferenças à parte, adaptando o final dessa crônica, encerro o meu desabafo: "Mas há alguma coisa que, se na primeira e na segunda facadas transformam meu choro desesperado em grito; na terceira aperta o nó da minha garganta; na quarta e quinta me deixam a carne e a boca trêmula; na sexta e na sétima palpitam o meu coração de horror; na oitava e na nona me desassossegam a alma; na décima e décima primeira me transportam para o local do crime; na décima segunda corrompe os meus vasos sanguíneos e me emplaca a dor constante; na décima terceira recria no meu corpo a violência sexual; na décima quarta invade a minha boca de sangue e de todos os clamores existentes; na décima quinta me instala um nojo inerente ao ser humano; na décima sexta me abordam como abordaram a Nai; a décima sétima destrói a esperança de me salvar; na décima oitava me obrigam à tirar a roupa; na décima nona me desvestem de toda humanidade; na vigésima acabam por destruir minha blusa listrada bem como qualquer presença de Deus naquela hora; na vigésima primeira tenta sufocar, sem sucesso, um grito; o grito da Nai, o grito de todas as mulheres que morreram pelo direito de escolha, pelo direito à vida. A vigésima-segunda me assassina, Porque eu sou a outra, porque eu quero ser a outra."
(Texto feito em homenagem à minha amiga Naiara Karine da Costa Freitas, de 18 anos, violentada sexualmente e assassinada com vinte e duas facadas, no dia 24 de Janeiro de 2013.)

quarta-feira, 5 de março de 2014

EQUIPE DE TÉCNICOS DA CPRM/ANA MONITORAM RIO MADEIRA 24 HORAS POR DIA

O CPRM - Serviço Geológico do Brasil e a ANA - Agencia Nacional de Águas, mantém uma equipe em plantão permanente monitorando, centímetro a centímetro a evolução do rio Madeira.
A Agência Nacional de Águas realiza o monitoramento hidrometeorológico em Tempo Real com cerca de 1.075 estações fluviométricas e 981 pluviométricas distribuídas nas 12 Regiões Hidrográficas Brasileiras. A Rede Hidrometeorológica possui cerca de 283 estações telemétricas visando à obtenção de dados hidrológicos em tempo real.
Os Dados Hidrológicos em Tempo Real são coletados por um sistema denominado Telemetria nas estações automáticas, com a utilização de Plataformas de Coletas de Dados - PCDs na qual suas transmissões são efetuadas pelos satélites brasileiros (SCD e CBERS), utilizando-se da estrutura do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Cuiabá e em Cachoeira Paulista.
As variáveis hidrológicas são obtidas por uma diversidade de sensores automáticos e armazenadas “in loco” nas PCDs. Os dados são transmitidos remotamente pelos satélites que permitem a obtenção de um número maior de informações por dia aumentando a confiabilidade e permitindo avaliação quase “instantânea” da disponibilidade hídrica. Esse sistema melhora a avaliação do potencial energético e permite a realização de balanço hídrico em tempo “quase real”, o que melhora o controle dos recursos hídricos, disponibiliza dados mais atualizados para a sociedade e propicia uma ampla conceituação do uso racional e múltiplo dos recursos hídricos. 
Os Técnicos responsáveis pelo monitoramento do rio madeira, Sebastião (Seba) e Fabio não medem esforço para transmitir informações precisas e praticamente em tempo real. Passei uma manhã com essa equipe de guerreiros, enfrentando a correnteza de nosso rio, e posso garantir: São competentes e fazem o melhor:
O monitoramento é feito com equipamentos de ultima geração. Equipamentos esses, de um custo elevado, e que pode custar até 150 mil reais um kit como o usado por essa equipe.
Esses profissionais, chamados Técnicos em Hidrologia, tem total apoio da Chefe da Residência (REPO) Sra. Helena da Costa Bezerra e também do Chefe da DHT, Francisco Reis, que mantem a logística sempre em dia e pronta para atender todas as chamadas da central ANA, em Brasilia. 
Vale ressaltar também que todas as informações coletadas, é enviada em tempo real para o sitio da Agencia em Brasilia.  







terça-feira, 4 de março de 2014

No palanque e no ataque, Eduardo Campos diz que PIB é medíocre e que povo merece coisa melhor

Teresa Maia/DP/D.A Press

Se o PT alardeia aos quatro ventos o crescimento do PIB (produção de bens e serviços da economia), o governador presidenciável Eduardo Campos (PSB) trata de pôr a informação para baixo.
Ele frisa que o avanço do índice é medíocre e que população merece coisa melhor.
Com as declarações, o socialista tenta minimizar o potencial que os dados têm de beneficiar o PT e a pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição
No Facebook, plataforma que virou palanque antecipado dos presidenciáveis e de aliados, Eduardo afirmou o seguinte:
O IBGE acaba de divulgar o medíocre PIB de 2013. Não adianta vir com o velho truque de selecionar outros países mal das pernas e dizer que estão piores do que nós. O povo brasileiro merece coisa melhor.
O Brasil não precisa de governantes dedicados unicamente a explicar por que estamos mal.
Precisa de um governo que jogue limpo, que seja transparente, que trabalhe duro para fazer o Brasil crescer de verdade, para ressuscitar nossa indústria, para reanimar nossas exportações, para defender nossa economia, que é a base da nossa soberania nacional.
Só uma economia forte e pujante na sua sustentabilidade pode trazer um futuro melhor para os brasileiros. O Brasil precisa parar de festejar a mediocridade, precisa parar de pensar pequeno.
Nossa vocação é pensar grande, é trabalhar para que os grandes sonhos e projetos do povo brasileiro virem realidade. É nisso que acredito.
Embora modesto em relação a anos recentes, o ritmo de crescimento do PIB do Brasil somente ficou abaixo dos apresentados por China e Coreia do Sul em 2013 – entre 13 economias que já apresentaram seus resultados, selecionadas pelo IBGE.
O avanço da China, aliás, não é parâmetro para ninguém. Está 5,7 pontos porcentuais acima da média mundial, de 3,0%. É desempenho que eleva muito o índice médio. Todos os demais países ficam abaixo dessa linha.
A Coreia do Sul conseguiu resultado bem próximo disso, com 2,8% de expansão. O crescimento da economia brasileira no último ano, de 2,3%, está imediatamente acima dos 1,9% de variação dos PIBs de África do Sul, Estados Unidos e Reino Unido. As informações são do Estadão

Lei da Ficha Limpa tem sua eficácia comprometida por brecha que dispensa certidões criminais

...
A Lei da Ficha Limpa, considerada emblema da força e pressão populares sobre o sempre frouxo processo eleitoral do país está sob risco de ter o efeito “flexibilizado” ou mesmo invalidado.
A lei será aplicada na íntegra pela primeira vez em uma eleição presidencial neste ano, mas ela pode ter sua eficácia comprometida por conta de uma brecha apontada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), uma das entidades responsáveis por sua criação.
Para se candidatar, os postulantes aos cargos públicos são obrigados a apresentar certidões para mostrar se têm condenações criminais, nas esferas estaduais e federal da Justiça, mas não precisam comprovar que nunca foram condenados em ações cíveis, como no caso da lei de improbidade administrativa ou pela nova legislação anticorrupção (lei nº 12.846).
O pedido de candidatura deve ser feito à Justiça Eleitoral, com toda a documentação necessária, que poderá ser questionada em até cinco dias pelo tribunal ou pela procuradoria.
Passado o prazo, o candidato está apto a concorrer, sem empecilhos. “Cinco dias é um prazo muito curto para analisar o número imenso de candidaturas. Se o candidato não apresentar todas as documentações, o Ministério Público (MP) não consegue verificar se existem irregularidades” , argumenta Luciano Santos, advogado especialista em direito eleitoral emembro do MCCE

domingo, 2 de março de 2014

COLUNA DO CALDEIRA - A enchente e as Eleições 2014 – Tudo à ver!

O estado de Rondônia está passando pelo seu pior momento. A capital e seus distritos nas áreas ribeirinhas estão sendo dizimados pelas águas do Rio Madeira, milhares de famílias já perderam tudo o que construíram em uma vida toda, famílias que moram há mais de 50 anos às margens do rio nunca tinham visto nada parecido, e o povo está sendo solidário, está ajudando e até a prefeitura que hibernou durante todo o ano de 2013, acordou e está fazendo um grande trabalho em prol dos desabrigados.

Mas 2014 é ano eleitoral e para muitos pré-candidatos, chegou a hora de virar candidato. E eles estão em plena campanha, uns ainda se arriscam a descer o rio para fazer fotos abraçados com desabrigados, outros simplesmente têm a cara de pau de ir aos locais de coleta de donativos, apenas para fazer fotos e postar no seu perfil nas redes sociais.
Tem vereador que é candidato a Deputado Federal e está fazendo um “diário das enchentes”, todos os dias o nobre edil tira uma horinha de seu precioso tempo e vai a algum lugar alagado e faz umas 20 fotos, e com essas fotos ele faz um banner e no final, no rodapé do banner, está uma foto dele, e depois vem a postagem nas redes sociais. “O vereador fulano de tal esteve hoje... bla bla bla bla bla”. E tome campanha!
Outro candidato a reeleição para Deputado Estadual, não querendo colocar a mão no bolso (até porque ele não carrega grana no bolso e sim na cueca e as vezes também na meia), não perde tempo, ele está indo aos postos de arrecadação, faz as fotos em frente às cestas básicas, roupas, colchões, enfim, em todo o material arrecadado, e aí manda sua assessoria de comunicação postar nas redes sociais, mas aí é que vem o diferencial desse candidato, ele não faz nenhum comentário nas postagens das fotos. É como se ele dissesse: “olha eu aqui fazendo doações aos desabrigados!”
O vice-prefeito, que é candidato a Deputado Federal, já desceu para o Baixo Madeira para “ajudar na distribuição” de donativos doados pela população, e quem está em uma situação como estão esses desabrigados, vendo o vice-prefeito chegar com esses donativos, já fica agradecido pelo resto da vida, e tome campanha eleitoral!
Com a enchente do Rio Madeira, a prefeitura volta a estagnar em seu trabalho de recuperação da própria administração e também da cidade. Ninguém mais fala das 115 máquinas e da inversão da Sete de Setembro como solução de todos os problemas estruturais de nossa capital, ou seja: O prefeito pediu um prazo até o final de março, para que o tal choque de gestão viesse a acontecer, mas com a enchente, “foi tudo por água a baixo”, literalmente. E assim que acabar todo esse problema, já podemos contar com as velhas entrevistas dizendo que tudo atrasou (até a chegada das máquinas) por causa do problema com os desabrigados, enchentes, bla, bla, bla, bla, bla... e tome campanha!
O Governo Federal destinou uma verba de 300 mil reais para ajudar os desabrigados de Rondônia, o estado de Santa Catarina, segundo o apresentador Everton Leoni, está mandando "ajuda espiritual” para os nossos desabrigados. E tome campanha! Só que essa campanha é às avessas, já que essa verba de 300 mil reais é considerada esmola diante da gravidade dos fatos.

O Governo da desconstrução colocou todas as suas secretarias a disposição da prefeitura. Na terça-feira, o Governador fez visita a um dos locais que está servindo de abrigo e também de arrecadação de donativos, na quarta-feira, servidores da SEAS, foram ao local levar doações de alimentos, só que esses alimentos foram todos jogados no lixo, já que estavam todos vencidos e em alguns casos, como na farinha, por exemplo, tinha mofo, e até sujeiras, como se realmente aquilo tivesse saído do lixo. Uma tremenda falta de respeito e sensibilidade. Ponto a menos no caminha da reeleição do Governador.