quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

OPINIÃO - PORQUE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS O PREFEITO SEMPRE FOGE? E QUEM FICA EM SEU LUGAR?


Já são dez dias sem o transporte coletivo! Já são 10 dias de caos e incertezas para uma categoria sofrida, perseguida e enganada! Já são 10 dias que o comércio da capital está em colapso junto com o transporte coletivo! Já são dez dias que a população está gastando mais com o transporte alternativo!

E ai, como vai ficar senhor prefeito?

Prefeito: "Vocês me desculpem mais eu não posso mais ficar, tenho que viajar pro casamento de minha filha! Fuiiiiiiiiii"

E ELE FOI MESMO

Bem, dessa vez ele até que "saiu educadamente," até porque estava na frente de um juiz, vários advogados e da imprensa em geral. Mas o estilo foi o mesmo!

Dos dois anos e um mês de mandato, mas de sete meses foram só viajando, e suas viagens sempre coincidem com as maiores crises de sua administração.

Quem não lembra quando o TCE mandou exonerar todos os comissionados que não estivessem exercendo cargo de chefia? Estão lembrados aonde o prefeito estava? Muito bem, ELE ESTAVA NA CHINA e foi a última vez que o VICE PREFEITO assumiu o comando da capital, e a bomba caiu literalmente no colo do EDGAR DO BOI, que teve que fazer um festival de exonerações depois do "vazamento de UMA LISTA BOMBA!"

E no inicio do mandato, a questão do quinquênio, lembram que ele também não estava aqui? Isso mesmo, o prefeito estava no CHILE!

São tantos casos, que se for enumerar aqui, ninguém vai ter paciência de ler tudo, correto?

Mas vamos refletir: Se desde novembro de 2017 não existe nenhuma relação cordial entre o prefeito e o seu vice, então quem assume a interinidade quando ELE viaja? 

Se o prefeito viajar por um período superior a 15 dias, obrigatoriamente ele teria que passar o comando para o EDGAR DO BOI, mas como ele pegou RANÇO do BOI, ele prefere viajar por um período de 13 ou 14 dias, e depois ele vem aqui, faz uma "rápida aparição" e volta para o seu maravilhoso mundo longe de Porto Velho. 

É tudo muito estranho não é?

Sim é estranho mesmo! Porque o BOI ainda não colocou a boca no trombone? Porque o BOI preserva tanto essa administração? Porque o BOI não concede uma só entrevista contando TUDO o que ele sabe? 

E mais...

Porque nos eventos que tem a presenças de autoridades e o prefeito está viajando o BOI não é chamado para representar o município? Porque quando o prefeito manda um representante, esse representante é o seu assessor MOR Dr. Santana e não o vice prefeito EDGAR DO BOI?

E pra botar mais lenha na fogueira...

Na posse da nova mesa diretora da Câmara quem estava representando o prefeito era o Dr. Santana, mas...e se o BOI tivesse comparecido (ele não foi nem convidado pelos vereadores) será que iam chamar ele para compor a mesa?

E na inauguração do novo prédio da ALE, que não apareceu nenhum representante da prefeitura e muito menos da Câmara de vereadores, e por isso o prefeito de THEOBROMA foi chamado para hastear a bandeira do nosso município, se o BOI estivesse lá, será que iam impedir ele de representar o município?

Enquanto você pensa em tudo isso, continuamos sem o transporte coletivo, o Consórcio SIM convocou novamente os trabalhadores para voltar ao trabalho, mas eles deixaram claro que não tem grana nem pro diesel, e que eu saiba, os seus ônibus ainda não está andando com água!

Desejo felicidades a filha do prefeito que vai casar, e por isso seu prestimoso pai abandonou tudo aqui para entrar com ela na igreja. Acho que foi isso...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

URGENTE - COMUNIDADE KURUQUETÊ VAI VOLTAR A FECHAR A BR 364

Depois de mais um acordo NÃO CUMPRIDO pela Eletrobras/AM, Comunidade KURUQUETÊ decide fechar a BR em ponto estratégico.
O ÚLTIMO FECHAMENTO DUROU TRÊS DIAS
Pela terceira vez os moradores da COMUNIDADE VILA KURUQUETÊ, que fica na tríplice fronteira entre o Acre, Amazonas e Rondônia, estão se sentindo enganados pela concessionaria de energia ELETROBRAS/AM, e também pela terceira vez em menos de um ano, eles iram fechar a BR 364, sem prévio aviso e em lugar estratégico ainda não divulgado, mas que certamente não ira acontecer no mesmo lugar das duas vezes anteriores, em frente ao Distrito de Vista Alegre do Abunã.

O bloqueio da BR deve acontecer a qualquer momento a partir do dia 15 de fevereiro, caso não aja uma manifestação da ELETROBRAS até essa data.

Na última reunião acontecida no dia 21 do mês de novembro de 2018 nas dependências do Batalhão da PM/RO em Vista Alegre do Abunã, e que foi conduzida por agentes e inspetores da PRF, ficou acordado, mediante documento enviado pela direção da ELETROBRAS/AM, que até o final da primeira quinzena do mês de Janeiro de 2019, a empresa mandaria seus técnicos para uma reunião com os moradores e que até o final de fevereiro de 2019 começariam os serviços que levariam a tão sonhada rede elétrica para a comunidade, e nada aconteceu até o presente momento.

Ressalta-se que em abril de 2018, depois do primeiro fechamento, aconteceu reunião nas dependências da Eletrobras/RO, aonde ficou acertado que entre agosto e setembro do mesmo ano (2018) esses serviços iriam começar, e foi esse acordo NÃO CUMPRIDO que causou o segundo fechamento da BR, e agora novamente, pela terceira vez, a novela vai se repetir. 

VEJAM DOCUMENTO DA ELETROBRAS APRESENTADO A COMUNIDADE NA REUNIÃO DE NOVEMBRO EM  VISTA ALEGRE DO ABUNà


AGORA VEJAM ATA DA ÚLTIMA REUNIÃO, A MESMA DE VISTA ALEGRE


URGENTE - SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA CONVOCA MANIFESTAÇÃO CONTRA A FALTA DO TRANSPORTE COLETIVO. PREFEITURA É O ALVO!

A MANIFESTAÇÃO ESTÁ MARCADA PARA TER INICIO AS 8:00 HRS. DA MANHÃ DE TERÇA FEIRA 29/01, EM FRENTE A PREFEITURA DA CAPITAL.

Manifestantes de vários pontos da cidade devem se concentrar em frente ao Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura de Porto Velho! 

A manifestação está sendo divulgada em vários grupos de WhatsApp e já conta com uma grande adesão de pessoas que estão revoltadas com o estado de calamidade que se encontra o setor de transporte coletivo da Capital. 

Desde a semana passada que o caos se instalou com a paralisação dos trabalhadores do sistema que cobram diretos adquiridos em contrato de trabalho e não honrados pelo Consórcio SIM, e com isso, toda a população que precisa utilizar o transporte urbano, também fica prejudicada. 

A crise se agravou na semana passada, depois que a empresa declarou em audiência no TRT, que não tinha mais condições de arcar com o grande custo de manter a frota e o quadro de funcionários. Na última sexta feira 25/01, o prefeito HILDON CHAVES chamou uma reunião com todos os envolvidos, para tentar por fim ao caos, mas o tiro saiu pela culatra e em assembleia realizada no sábado 26/01, a categoria optou, de forma unânime, entrar na justiça do trabalho com um pedido coletivo de rescisão indireta.

A população quer uma solução imediata por parte da prefeitura, já que muitos pais de família não estão tendo condições de chegar ao seu local de trabalho devido ao alto custo com Táxi Compartilhado, Mototáxi e aplicativos. Segundo um dos organizadores do protesto, essas "alternativas de transportes" são paliativas e não tem condições de serem utilizadas durante todo o mês, já que o custo é bem mais alto que uma passagem de ônibus. 

domingo, 27 de janeiro de 2019

NOTA DO CONSÓRCIO SIM



Diante das recentes notícias que estão sendo veiculadas na imprensa, o Consórcio SIM vem a público reiterar que os órgãos judiciais competentes já estão a par do desequilíbrio econômico financeiro enfrentado pela empresa, e que desde junho de 2018 está em curso na 2a Vara da Fazenda Pública, ação que visa resolver a presente demanda.

Tendo em vista a notícia de assembléia no Sitetuperon que deliberou acerca do pedido de demissão em massa - através de ação de rescisão indireta - mesmo o Consórcio não tendo recebido formalmente nenhuma notificação, pede aos seus colaboradores, que aguardem a audiência designada para o dia 30 de janeiro de 2019, na 2a Vara da Fazenda Pública e continuem exercendo seus trabalhos de forma normal, para que não só a empresa deixe de ser prejudicada, como também todos os trabalhadores e a população de Porto Velho que depende do transporte coletivo urbano para se locomoverem.

Confiante de que o Poder Judiciário enfrentará a questão com a importância que lhe é devida e que a melhor decisão será tomada, reitera que continua trabalhando dentro das condições possíveis para oferecer o transporte e garantir esse importante direito aos usuários do transporte coletivo urbano.

Diretoria do Consórcio SIM.

OPINIÃO – O CAOS NO TRANSPORTE COLETIVO ESTÁ APENAS COMEÇANDO!

Hildon Chaves está caindo no canto da sereia de assessores pra lá de enrolados que não fazem nada que o interesse particular não esteja a frente de tudo.
Sempre fui um crítico feroz desse sistema de transporte que opera em Porto Velho, e não seria agora que eu iria “refrescar” porque o caos está “quase” instalado. Falo “quase” porque o pior ainda estar por vir, podem ter certeza! 

Eu não sou o “Vidente Carlinhos”, que a cada catástrofe ou desgraça que acontece em nosso país e no mundo, ele vem logo dizendo que já tinha previsto isso, mas existem coisas nessas nossas gestões municipais que são muito fáceis de serem previstas, e o transporte urbano e o escolar rural são apenas duas dessas coisas. 

Desde 2015 quando o eleito deputado federal Mauro Nazif, o segundo pior prefeito da história de Porto Velho, (Dr. Hildon lhe tomou o primeiro lugar) resolveu, por problemas pessoais, decretar a caducidade do contrato das antigas empresas Três Marias e Rio Madeira, que formavam o Consórcio Guaporé, que nunca mais esse serviço foi o mesmo. 

Centenas de trabalhadores do antigo sistema ainda estão desempregados até hoje, e até hoje também não receberam seus direitos trabalhistas, e provavelmente nem vão receber, já que a única garantia que eles tinham eram os ônibus que estavam na garagem da empresa Três Marias e que a justiça cedeu para uma empresa do Acre “operar o sistema de transporte escolar rural”, e essa empresa transformou esses patrimônios que estavam em boas condições, em verdadeiras sucatas. 

Tem trabalhador que já vai para o “segundo calote trabalhista” já que o SIM não deve pagar ninguém sem antes travar uma verdadeira batalha judicial com a prefeitura de Porto Velho. O alento para os trabalhadores do SIM é que o empresário Adélio Barofaldi, um dos donos do SIM, tem patrimônio suficiente para a justiça fazer valer os direitos trabalhistas dos agora ex empregados. 

O prefeito Hildon Chaves está pronto para fazer mais uma grande lambança em sua administração. Alias, mais uma! Ele anda se reunindo com um empresário manjado, que não deu certo aqui e nem em Candeias do Jamari, e que certamente vai causar grandes dores de cabeça para os usuários e trabalhadores do transporte urbano e futuramente para o próprio prefeito. 

Hildon Chaves está caindo no canto da sereia de assessores pra lá de enrolados que não fazem nada que o interesse particular não esteja a frente de tudo. 

Lembrem que o prefeito disse que “atendeu tudo que o SIM pediu” e mesmo assim a empresa quebrou. Agora o prefeito está tentando arrumar jurisprudência para baixar o valor do ISS que hoje é de 5%, para beneficiar a próxima empresa que vai entrar. Tudo devidamente orquestrado com quem é o responsável pela futura “solução mágica,” que se der certo, vai trazer um grande prejuízo para Porto Velho. Eles também querem pagar menos ICMS no diesel, e aí meus queridos, é caixão e vela preta. 

E você que paga 5% de ISS e 17% de ICMS no diesel, vai ficar feliz de ver que grandes empresas, que vão ganhar fortunas com os valores pagos pelos nossos usuários de transporte, paguem menos e você continua pagando o mesmo? Pensem nisso! 

AUTOR: CARLOS CALDEIRA 



sábado, 26 de janeiro de 2019

URGENTE - EM ASSEMBLEIA TRABALHADORES DO TRANSPORTE DECIDEM PEDIR DEMISSÃO EM MASSA, E PELA SEGUNDA VEZ VÃO BUSCA DIREITOS NA JUSTIÇA

A reunião foi comandada pelo presidente do sindicato e pelo advogado da categoria, e a decisão foi pedido de rescisão indireta já na segunda feira. 
ASSEMBLEIA NO SITETUPERON
"Infelizmente a gente absorve informação...ontem nos fomos chamados em uma reunião no gabinete do prefeito junto com dois representantes do CONSORCIO SIM, o de Macapá e o Porto Velho e infelizmente não se chegou a nada, e o trabalhador está no meio de uma guerra na qual a empresa está querendo entregar, ou seja: já jogou a toalha para a prefeitura, e infelizmente ou felizmente, foi passado isso com transparência para o trabalhador, e hoje, por unanimidade, o trabalhador resolveu entrar com o pedido de rescisão indireta, agora essa parte jurídica o nosso advogado vai fazer o que deve ser feito.

Foi dado a oportunidade para o trabalhador escolher continuar acreditando e trabalhando sem receber seus direitos trabalhistas, mas o próprio empresário já deixou claro que não quer mais ficar...."


VÍDEO COM PRESIDENTE DO SITETUPERON

E foi com essa fala do SR. FRANCINEI presidente do sindicato, que a reunião foi encerrada, e com a decisão POR UNANIMIDADE e de forma inédita, que os próprios trabalhadores colocaram fim no CONSÓRCIO SIM, que desde o dia 10 de janeiro de 2016 operava o sistema de transporte da capital. 
Assembleia comandada pelo presidente e pelo jurídico do SITETUPERON
A partir de agora, como antes anunciado aqui mesmo neste blog e no site newsrondonia.com Porto Velho passa a não mais contar com o serviço de transporte coletivo na capital, e os trabalhadores que já "levaram o cano" das antigas empresa que operavam o sistema, vão novamente começar uma peregrinação na justiça para receberem seus direitos trabalhistas do CONSÓRCIO SIM.

A prefeitura tenta desde 2015 formalizar e finalizar uma licitação do transporte e até agora não conseguiu sequer publicar tal licitação. 

OBS: A PARTIR DE AGORA NÃO TEM MAIS TRANSPORTE COLETIVO NA CAPITAL ATÉ QUE A PREFEITURA CONTRATE UMA TERCEIRA EMPRESA PARA TOCAR O SERVIÇO, JÁ QUE O CONSÓRCIO SIM, SIMPLESMENTE ACABOU!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

URGENTE - ACABOU A PACIÊNCIA DOS TRABALHADORES DO TRANSPORTE COLETIVO, "NINGUÉM TRABALHA MAIS PARA O CONSÓRCIO SIM!"

A decisão radical aconteceu após o termino de uma reunião convocada as pressas pelo prefeito HILDON CHAVES.
A garagem do SIM vai permanecer fechada
Uma reunião convocada as 18 horas pelo prefeito Hildon Chaves e que acabou quase as 22 horas desta sexta feira, agravou ainda mais a crise no transporte coletivo de Porto Velho. 

Nesta reunião estavam presentes o representante do Consórcio SIM do Amapá, Sr. Paulo da Amazontur, o empresário de Porto  Velho Adélio Barofaldi, representantes do sindicato dos trabalhadores no transporte SITETUPERON e o prefeito Hildon Chaves e seus técnicos.

Eles buscavam uma solução para a grave crise, mas parece que o tiro saiu pela culatra e os representantes dos trabalhadores saíram revoltados da reunião.

Áudios vazados nos grupos de Whatsapp da o grau do descontentamento dos representantes, já que a orientação para todos os trabalhadores é que NINGUÉM TRABALHE MAIS PARA O CONSÓRCIO SIM ATÉ SEGUNDA ORDEM.

Uma assembleia com a categoria foi marcada para amanhã (sábado) as 16 horas, onde vão ser tirados os encaminhamentos que vão decidir de vez os rumos dos trabalhadores do setor.

Enquanto isso, a cidade vai novamente ficar sem nenhum ônibus para transportar os portovelhenses. 

URGENTE - AMEAÇAS DE DEPREDAÇÃO, AGRESSÃO E FALTA DE COMBUSTÍVEL DEIXAM A CIDADE NOVAMENTE SEM TRANSPORTE COLETIVO

Apenas 23 veículos saíram da garagem do Consórcio Sim, e apenas um por linha, mas logo no "primeiro balão" ficaram sem combustível e retornaram para a empresa.
Neste momento todos os veículos estão parados na garagem
Alem da falta de combustível, motoristas também relatam a revolta da população que precisa utilizar o transporte coletivo, e que já ameaçam até tocar fogo nos ônibus, e por esses motivos decidiram retornar para a garagem.

Todos os trabalhadores amanheceram na porta da garagem do SIM e se prontificaram a trabalhar, e a empresa até liberou os carros, mas deixou claro que não tinha combustível e nem capital para abastecer. 

Dos 23 veículos que saíram da garagem, até as 9:hs 18 já tinham retornado com problemas de pane seca. E até o momento que nossa reportagem chegou, outros ônibus estavam retornando. 

Na Avenida Sete de Setembro muitas pessoas ainda esperam, em vão, a chegada dos ônibus. Motoristas de aplicativos e os Táxi Compartilhado estão trabalhando dobrado para atender toda a população. 

Enquanto o caos está instalado, outra grave crise se inicia com a revolta dos motoristas do Táxi Compartilhado, que em reunião no TRT, foram todos tachados de "piratas" pelo prefeito da Capital.  

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

URGENTE - JEAN WYLLYS DIZ QUE NÃO VAI ASSUMIR NOVO MANDATO NA CÂMARA POR CAUSA DE AMEAÇAS

Deputado do PSOL está fora do Brasil; Desde assassinato da vereadora Marielle Franco, ele passou a viver sob escolta.
Jean Wyllys foi eleito pela primeira vez em 2010 
RIO - O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) anunciou nesta quinta-feira que não assumirá o novo mandato para o qual foi eleito e que está fora do país, com medo de ameaças a própria vida que diz ter recebido nos últimos meses. A informação foi confirmada ao GLOBO pela assessoria do parlamentar. Jean estava na Câmara dos Deputados desde 2010 e foi reeleito pela terceira vez em outubro do ano passado. Desde o assassinato da vereadora Marielle Franco, de quem era colega de partido, ele só andava com carro blindado e estava sob escolta policial.

Através das redes sociais, o deputado disse que a decisão foi baseada em uma questão estratégica e deu a entender que pretende seguir atuando a favor das causas que já defende (ele é homossexual assumido e costuma lutar pelos direitos da população LGBT).

"Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração. Axé!", escreveu Jean.

Em entrevista ao GLOBO em novembro, logo após o segundo turno das eleições, o deputado contou que passou a utilizar escolta policial para andar nas ruas por causa das ameaças que recebeu de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Wyllys fez oposição intensa ao presidente eleito e chegou a cuspir nele, em 2016, após discussão durante a votação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara.

CAOS NO TRANSPORTE COLETIVO - VEÍCULOS ESTÃO PARANDO EM VIA PUBLICA POR FALTA DE COMBUSTÍVEL

E ninguém deve culpar a empresa já que em audiência no TRT eles afirmaram não ter aporte financeiro nem para abastecer os veículos.
Ônibus parado na Av. Nações Unidas
Em vídeos e áudios que circulam nos grupos de Whatsapp, motoristas, cobradores e passageiros demonstram toda sua revolta com o que é classificado como "descaso por parte do poder publico municipal."

O primeiro caso aconteceu na Av. Sete de Setembro onde um veículo literalmente parou no meio da pista por falta de combustível, e  logo em seguida outro carro ficou em pane seca na Av. Nações Unidas próximo a Av. Amazonas.

Uma pessoa que estava em um outro ônibus que vinha atrás começou a agravar e relatar toda a revolta do motorista. Dava pra ver os passageiros que saíram do veiculo e começaram a caminhar até a parada da "Praça do Soldado da Borracha" na esquina da Amazonas com Nações Unidas.
Outros casos também aconteceram na periferia da capital, como nos bairros Mariana e Ulisses Guimarães. Segundo relatos, alguns passageiros se revoltaram com os trabalhadores, que não tem nada a ver com o problema e ainda estão prestando serviço para uma empresa que não pagou seus benefícios, já deixou claro que não vai poder arcar com as dividas trabalhistas e também não tem mais condições de continuar prestando serviço na capital, e mesmo assim ela não é liberada pela prefeitura. 

Enquanto isso a licitação segue a passos de tartaruga desde o final de 2015 e não tem filho de Cristo algum que faça com que ela seja publicada, concluída e contratada uma outra empresa. 

E segue o sacrifício dos passageiros que precisam utilizar o transporte publico municipal...

Passageiros seguindo a pé depois da PANE SECA

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

URGENTE - CONSORCIO SIM ALEGA NÃO TER CAPITAL PARA PAGAR OS TRABALHADORES E NEM COLOCAR OS ÔNIBUS PRA ATENDER POPULAÇÃO

Em audiência encerrada agora a pouco na sede do TRT/RO, representantes do CONSORCIO SIM afirmam que ELES NÃO QUEREM MAIS CONTINUAR COM O CONTRATO!
Reunião no TRT 
Se depender de o CONSORCIO SIM colocar em dias os benefícios dos trabalhadores do sistema que estão atrasados (CESTA BÁSICA, VISA VALE,ETC) a greve deve continuar mesmo que ambas as partes estejam sujeitas a multa aplicada pelo TRT. Foi o que ficou claro nas colocações dos representantes da empresa.

A empresa alega que a prefeitura de Porto Velho não cumpriu nada do que foi acordado em contrato e que tudo é gerenciado pela prefeitura, menos o ônus, que segundo a Sra. LEIDIANHE, que representou o consórcio, é grande e esta virando uma bola de neve e não tem mais condições de arcar com tudo.

"A prefeitura nos deve mais de 5 milhões de reais e não paga! Estamos tentando judicialmente, desde junho do ano passado, resolver o problema e não temos a boa vontade do prefeito", frisou o advogado da empresa. 

Neste momento a audiência foi suspensa para que o magistrado intime o prefeito Hildon Chaves para que ele dê uma solução para o problema, já que segundo a representante, a solução seria um pedido de rescisão coletiva de todos os trabalhadores do sistema, e mesmo assim, vai ser difícil honrar o compromisso financeiro sem o aporte financeiro da prefeitura. 

Ainda segundo a representante, hoje todo o prejuízo é da empresa de Porto Velho, já que a outra empresa do Amapá AMAZONTUR, simplesmente sumiu! "O Paulinho (da AMAZONTUR)veio aqui, disse que queria assumir o sistema sozinho, que queria os ônibus dele, e depois foi embora e nem telefone atende, ninguém sabe dele!"

O prefeito de Porto Velho foi duramente criticado por todos os presentes, inclusive pelo juiz Osmar João Barneze que presidiu a sessão, já que todos tentaram falar com ele para poder comparecer na audiência e ele não atendia ninguém.

O PREFEITO CHEGOU

Depois de muitas ligações e de muita espera o prefeito apareceu na reunião dizendo que não tinha respostas para isso e para aquilo. Ele também tergiversou sobre a veracidade das informações do Consórcio SIM e também falou que o consórcio NUNCA PAGOU ISSQN mas que busca meios para reduzir o valor para que o consórcio possa pagar e colocar em dias. 

NÃO TEVE ACORDO POR PARTE DO SIM

Ao final da reunião ficou decidido que os trabalhadores iriam para a porta da empresa para voltarem ao trabalho para cumprir o que determina a lei (para não serem multados) e só não sabem se a empresa vai liberar os ônibus. 

Por outro lado a empresa afirma não ter mais condições financeiras de bancar o serviço, e o juiz encerrou a audiência acrescentando em ata as manifestações do prefeito Hildon Chaves e dos representantes do Consórcio SIM

Prefeito: "Permanece registrada a manifestação do consorcio no sentido de abrir mão da concessão em favor da própria prefeitura e que concorda com a encampação, mas não concorda com a entrada de uma terceira empresa."

SIM: “Concordo com encampação nos termos legais, quais seja: de forma bem simples, didático e claro, que esta elencado no dicionário Aurélio, que diz: ENCAMPAÇÃO,”É a tomada de posse, pela administração pública, de uma empresa privada mediante compensação” logo, a encampação citada pelo nobre prefeito, não tem valor nenhum, pois querem encampar sem ter nenhuma responsabilidade, o que é vedado por lei." 

JUIZ - Indagado pela presidência qual o posicionamento do consorcio, o que pretende fazer com o contrato de trabalho, respondeu que só pode fazer algo com aporte financeiro, e que não tem nenhuma previsão, e que depende da prefeitura para isso.


A reunião foi encerrada e o impasse continua.
  

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

MAIS MISTÉRIOS NA CÂMARA DE PORTO VELHO - AGORA SUMIU UM VOLUME DO PROCESSO DE REFORMA DA CASA.

A obra foi entregue no final do mandato de Mauricio Carvalho na presidência da casa, mas acreditem, parte do letreiro da fachada do prédio já caiu porque foram afixada com fita adesiva.
CADÊ AS LETRAS QUE ESTAVAM AQUI?
E os mistérios continuam na câmara de vereadores, e por incrível que possa parecer, eles só são desvendados quando tem a "colaboração da imprensa."

A reforma da casa, que foi feita durante a gestão do vereador MAURICIO CARVALHO/PSDB e custou aos cofres públicos o valor de R$1.498.855,52 teoricamente foi dada como concluída no final do ano passado quando o o então presidente Mauricio fez uma "inauguração simbólica" para entregar o prédio ainda nos últimos dias de seu mandato.

OS MISTÉRIOS... 

O processo dessa reforma é composto por oito volumes, e segundo o portal transparência, ainda não foi concluída a sala de som (estive na câmara e constatei a veracidade da informação) e algumas partes de corredores, e o valor remanescente para essa conclusão é de pouco mais de R$27.000,00 (vinte sete mil reais). 

Eu até tentei conferir as informações, e fui atrás do processo e só encontrei 7 (sete) volumes, e por onde passei a informação era de que NINGUÉM SABIA O PARADEIRO DO OITAVO VOLUME! Volume esse onde consta as informações mais relevantes do processo e que é fundamental para a prestação de contas do mesmo. Porque e quem sumiu com o oitavo volume?

O outro grande mistério (mais fácil de ser desvendado) é o SUMIÇO das letras da fachada do prédio. Como um prédio que não tem nem um mês de entregue e teoricamente concluído,  que consumiu 1,5 milhão e meio de reais já tem sua fachada "enfeiada" pela queda das caríssimas letras?

Ao procurar pelas letras, encontrei apenas a letra P que estava jogada no chão do balcão de recepção da casa. 

Até servidores comissionados que foram nomeados retroativos a 02 de janeiro 2019, sumiram ou nunca apareceram na câmara. Segundo informações, tem comissionado no PERU, tem comissionado em MACEIÓ, tem comissionado em FORTALEZA.... Tá feio! 



quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

URGENTE - PREFEITO EXONERA SECRETÁRIO DA SEMTRAN CARLOS HENRIQUE DA COSTA

A EXONERAÇÃO FOI PUBLICADA NO DOM DE HOJE, 17.01, E ACONTECE 29 DIAS APÓS O SECRETÁRIO SER PRESO NA OPERAÇÃO SINAL VERMELHO. 

CARLOS HENRIQUE DA COSTA não é mais secretário de transporte e trânsito de Porto Velho, e em seu lugar entra NILTON GONÇALVES KISNER.


O agora EX secretário CARLOS COSTA e seu adjunto FABIO SARTORI foram presos no dia 19.12.2018 em um novo desdobramento de investigações da Operação denominada "Sinal Vermelho", que tem apoio da Polícia Técnica (Politec).

Na oportunidade, oito mandatos de prisão foram cumpridos, e alem do titular e o adjunto da SEMTRAN, um empresário dono da empresa que faz manutenção semafórica na capital e mais 4 pessoas foram presas.  

A primeira Operação foi deflagrada no mês de novembro com o propósito de serem arrecadados documentos e dispositivos eletrônicos que ajudem a esclarecer a denúncia de um possível esquema de desvio de verba pública por meio da instalação e manutenção dos semáforos da Capital.

Na ocasião, foram realizadas perícias em 28 semáforos instalados em confluências de algumas vias da cidade de Porto Velho, visando averiguar sua adequação com o processo licitatório. Todo material arrecadado foi levado para a Sede da Draco para análise.

CARLOS COSTA  é o 21º secretário do stafe de HILDON CHAVES a ser exonerado em quase 25 meses de mandato. 

NILTON GONÇALVES KISNER, que assume em lugar de CARLOS COSTA, já é o quarto secretário da SEMTRAN apenas nessa gestão HILDON.

O primeiro secretário a ser exonerado foi MARDEM NEGRÃO, que sabe-se agora que as investigações que resultaram na OPERAÇÃO SINAL VERMELHO, começaram ainda em sua gestão e que o mesmo foi exonerado por não compactuar com "os vícios" do referido contrato. 

FABIO SARTORI, que foi preso junto com CARLOS COSTA, foi importado de VILHENA para assumir o lugar de MARDEM e com menos de um mês trocou de lugar com o então adjunto Carlos.

Enquanto tudo isso acontece, o Transporte coletivo segue um caos com um novo indicativo de greve para a próxima segunda feira, e mais uma vez a licitação para contratação de novas empresas, deve ser cancelada. 

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

URGENTE - SERVIDOR DA CÂMARA QUE SE APROPRIOU DA CAMIONETE, GANHOU NOVO CARGO, FOI EMBORA PRO PERU E LEVOU A CHAVE DO VEÍCULO

JOSE EDUARDO PIRES ALVES é ex diretor financeiro da gestão MAURICIO CARVALHO, foi exonerado no final do ano e mesmo depois de toda polemica com a apropriação indevida da camionete da Câmara, acaba de ser nomeado como "DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO" com data retroativa a dia 02/01/2019, mas...
Carro e nomeação do servidor
É claro que tudo parece uma grande brincadeira, mas infelizmente não é! Tudo começou com um pregão eletrônico cheio de vícios que pode inclusive colocar o vereador que recebeu o veículo sozinho, deu o atesto na nota fiscal sem que a comissão tenha concordado, em maus lençóis. 

Esse veículo foi entregue para o ex diretor financeiro da gestão Mauricio Carvalho, que ficou com ele até o final da semana passada, quando pretendia viajar com ele para o Peru, mas devido a denuncia aqui no blog, o então ex diretor foi até a presidência da casa, estacionou o veículo e foi curtir sua viagem para CUSCO com a família e um grupo de amigos.

Acontece que o cidadão tinha acabado de ser nomeado para um novo cargo de direção e com data retroativa do dia 02 de janeiro, e ele deveria estar trabalhando. E mais...Ele levou a chave do veículo e ninguém sabe e ninguém viu a chave reserva. É mole ou vocês querem mais?

Então vamos lá; Depois das publicações sobre o sumiço e aparecimento da camionete, muitas denuncias surgiram contra o referido servidor, e este blogueiro metido a jornalista (como diria um ex vereador) recebeu um calhamaço de documentos comprovando vários crimes administrativos praticados pelo mesmo servidor.

Os crimes vão desde trafico de influencia, nepotismo cruzado, recebimento de vantagens indevidas, como ferias em dobro e gozadas e indenizadas e muito mais. 

Toda a documentação, com farto acervo de imagens e publicações feitas no site transparência da Câmara e logo depois excluídas, comprovando as fraudes, já estão em poder de técnicos passando por pericias e logo em seguida serão encaminhadas aos órgãos de controle para as devidas providências. 

Enquanto isso vamos continuar mostrando tudo por aqui e que fique claro que o espaço aqui fica liberado para que o servidor possa fazer sua defesa, com o direito de resposta garantido sem precisar procurar via judicial. 

sábado, 12 de janeiro de 2019

URGENTE - EX PRESIDENTE DA ALE/RO NATANAEL SILVA, PRESO EM PORTO VELHO, VAI PARA O REGIME SEMI ABERTO

Ele é ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). Natanael José da Silva, que teve mandado de prisão expedido no dia 23 de junho de 2014 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ficou foragido até o dia 21/03/2016, consegue pela segunda vez ir para o semiaberto.
Natanael Silva no momento de sua prisão em Abadiânia/GO
Natanael José da Silva, foi preso em Abadiânia/GO, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes e que até bem pouco tempo vivia quase que exclusivamente do "turismo religioso" devido a presença do médium JOÃO DE DEUS e suas supostas curas espirituais. Ele foi condenado a 14 anos e 8 meses de prisão pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2014 por diversos crimes, entre eles supressão de documentos públicos. Em Abadiânia, ele vivia como Arnaldo Serrath, usando documentos falsos e trabalhando em um comércio que vende gás de cozinha.

CRIMES

Natanael, que também é ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi condenado por peculato, coação, entre acusações por destruir provas e suprimir documentos com o objetivo de paralisar a ação da Justiça. O ex-presidente da ALE-RO chegou a queimar documentos e arrancar computadores no momento do cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
A ação é de 2003 e refere-se a provas coletadas em 2001, quando Natanael era presidente da ALE-RO. Cerca de R$ 600 mil teriam sido desviados para contas de empresas de propriedade de Natanael.

Com a quebra do sigilo bancário, foi comprovando ainda que de janeiro a abril de 2001, mais 55 cheques administrativos totalizando R$207.855,00 foram desviados em nome de pessoas físicas diversas. Na época, o ex-deputado justificou que a maioria das pessoas apontadas não tinha qualquer ligação com a Assembleia Legislativa de Rondônia.

Natanael foi condenado em maio de 2010 e desde então vinha tentando recorrer das mais diferentes formas, porém, no dia 11 de fevereiro de 2014 o processo transitou em julgado, ou seja, não caberiam mais recursos.

O ex-presidente da ALE-RO pegou pena de 14 anos e 8 meses de prisão, em regime fechado, além de 170 dias multa no valor de um salário mínimo cada.

Natanael Jose da Silva atualmente cumpre pena na Penitenciaria Estadual de Segurança Máxima Aruana e sua defesa já vinha tentando a progressão de pena desde agosto de 2016, e em dezembro do mesmo ano até chegou a conseguir, mas o Ministério Publico se manifestou contrário a concessão do beneficio de progressão e entrou com recurso, e somente agora, depois de várias tentativas de pedidos de benefícios negados pela justiça de Rondônia é que os defensores do ex-presidente conseguiram a liberação do réu, que agora passa a ser monitorado por tornozeleira eletrônica .

VEJA A DECISÃO

Concedida Progressão de regime - DECISÃO Trata-se do PEP do nacional NATANAEL JOSÉ DA SILVA, já qualificado nos autos. Passo à análise das questões pendentes: 1. No tocante ao cálculo de liquidação de pena (fls. 670-672), uma vez que não há divergência das partes (MP: fl. 673, verso; defesa: fls. 676-677), para que surtam os efeitos jurídicos, com base no §1º, do art. 5º, da Resolução 113/2010-CNJ o homologo. Cópias do cálculo deverão ser enviadas à unidade prisional, sendo uma para arquivamento na pasta individual e, a outra, para ser entregue ao apenado, nos termos do art. 41, XVI, da LEP. 2. No tocante à progressão de regime de cumprimento de pena, conforme cálculo acima homologado, verifico que o requisito objetivo estará preenchido no próximo dia 12.01.2019. Outrossim, o requisito subjetivo está preenchido, conforme certidão carcerária, essa que atesta bom comportamento; e, ainda, certidão cartorária, essa que atesta que o apenado responde em liberdade a uma ação penal datada de 2012 (fls. 679-680). Vale registrar que, uma vez que o apenado responde em liberdade à ação penal acima mencionada, não há obstáculo ao deferimento da progressão, já que, no caso concreto, os requisitos legais estão preenchidos. Pensar de forma diversa, data vênia, violaria o princípio da presunção de inocência. A propósito, nesse sentido já decidiu o TJRO, senão vejamos:Agravo em execução penal. Progressão de regime. Ação penal em andamento. Princípio da Presunção de inocência. A existência de ação penal em trâmite, por si só, não denota óbice à obtenção do benefício da progressão do regime da pena, se preenchidos os requisitos objetivos bem como o reeducando apresente bom comportamento carcerário atestado pelo Diretor da unidade prisional.Agravo de Execução Penal, Processo nº 0003418-30.2018.822.0000, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, 1ª Câmara Criminal, Relator(a) do Acórdão: Des. Valter de Oliveira, Data de julgamento: 11/10/2018¿ grifei. De outro giro, sobre o contraditório, isto é, sobre a manifestação do MPE, verifico que, após o cálculo, seu presentante deu ciência no verso da fl. 673, nada requerendo ou opondo. Assim sendo, nos termos do art. 112, da LEP, por efeito do preenchimento dos requisitos legais, e, ainda, forte nos princípios da eficiência e economia processual, desde já DEFIRO, em favor de NATANAEL JOSÉ DA SILVA, a progressão para o regime SEMIABERTO de cumprimento de pena. A mudança de regime deverá ser implementada somente no dia 12.01.2019. Nos termos dos arts.118 e 146-C, parágrafo único, ambos da Lei de Execuções Penais, o descumprimento das regras do regime semiaberto poderá levar à regressão ao regime fechado e, consequentemente, suspensão de eventuais benefícios concedidos ao apenado. O apenado deverá ser incluído nas saídas temporárias programadas para o ano de 2019, desde que, nas datas previstas, satisfaça os requisitos legais e regulamentares. De outro giro, referente ao trabalho do preso, nos termos do art. 37 da LEP, cabe à Direção do estabelecimento prisional decidir a respeito, devendo, então, informar ao juízo sobre o deferimento ou indeferimento. No mais, prossiga-se com a execução da pena. 

SERVE A PRESENTE DECISÃO, POR CÓPIA, COMO MANDADO/OFÍCIO.
Cumpra-se; intimem-se. Porto Velho - RO , sexta-feira, 11 de janeiro de 2019 . Gleucival Zeed Estevão Juiz de Direito

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

URGENTE - DEPOIS DA PUBLICAÇÃO, CAMIONETE É DEVOLVIDA PARA A CÂMARA DE VEREADORES

Bastou o caso do sumiço e o flagrante da camionete em residencia de ex assessor ser tornado publico, a mesma foi entregue hoje (11.010 a tarde na câmara de vereadores de Porto Velho. 
Camionete da Câmara de vereadores
A informação chegada a este jornalista não deixa claro quem entregou a camionete na presidência da câmara, mas o certo é que depois de mais de cinco meses após ser comprada e misteriosamente sumido sem que ninguém sequer tenha visto a mesma na casa, hoje, dia 11.01, após nova publicação com "O ACHADO" e uma foto da mesma, a camionete Toyota placa NCU 5811 foi devolvida no final da tarde. 

Agora, depois de toda a polemica com esse sumiço, resta saber se o novo presidente da casa, vereador EDWILSON NEGREIROS, tomará alguma providência no sentido de punir o (ir)responsável que entregou ou se apropriou de um bem publico e ainda achando que o mesmo era uma propriedade privada. 

Depois da publicação aqui no blog e também no site newsrondonia.com muitas pessoas se manifestaram em redes sociais querendo explicações a respeito do sumiço, e algumas pessoas ainda questionavam o porque, depois de tanto tempo, absolutamente nada foi feito, nem um boletim de ocorrência foi registrado para justificar o desaparecimento. 

E agora?

BOMBAAAA!!!! CAMIONETE SUMIDA DA CÂMARA DE VEREADORES ESTÁ COM UM EX ASSESSOR DA PRESIDÊNCIA DESDE NOVEMBRO/2018

A camionete foi fotografada ontem a tarde 10.01, no Bairro Alphavile, em frente ao antigo endereço de um ex assessor da presidência.
CAMIONETE DA CÂMARA
Depois de uma longa investigação, muitas campanas e diligencias em vários locais "por onde a camionete de placa NCU 5811 passou," emfim conseguimos uma imagem do misterioso veiculo. Ela estava estacionada na Rua Chico Reis nº 5424 no Bairro Rio Madeira/Alphaville, e segundo apuramos na Câmara de vereadores, esse endereço pertence a um ex diretor financeiro da casa. 

Apurando mais profundamente, descobrimos também que o referido ex servidor comissionado, "NÃO QUER DEVOLVER O VEÍCULO, E QUE O MESMO LHE PERTENCE!"

Segundo fontes da presidência da casa de leis, tanto o chefe de gabinete quanto o atual presidente EDWILSON NEGREIROS, já ligaram inúmeras vezes para o cidadão, e o mesmo quando atende, se nega a entregar o veículo. 

Em conversa com alguns vereadores, todos reafirmam que nunca viram o referido veículo. 

O caso foi denunciado aqui, no inicio do mês de dezembro do ano passado, CLICK AQUI e até hoje nada foi feito para resolver o problema. 

A CAMIONETE FAZ PARTE DE UM PACOTE DE COMPRAS DE VEÍCULOS

Neste pacote foram comprados uma CAMIONETA TIPO SUV DE LUXO no valor de R$236.825,00 (duzentos e trinta e seis mil, oitocentos e vinte e cinco reais) uma TOYOTA HILUX PRATA - VEÍCULO UTILITÁRIO TIPO CAMINHONETE, CABINE DUPLA COM CARROCERIA ABERTA, no valor de R$147.290,00 (Cento e quarenta e sete mil, duzentos e noventa reais) e 02 (dois) carros de passeio para transporte de passageiros (TOYOTA ETIOS) no valor de R$47.890,00 (quarenta e sete mil, oitocentos e noventa reais) cada um, perfazendo um total de R$479.895,00 (quatrocentos e setenta e nove mil, oitocentos e noventa e cinco reais.)

A HILUX PRATA, PLACA NCU5811 esta desaparecida, segundo algumas informações de bastidores, desde a campanha eleitoral 2018, e ninguém tinha visto o referido veículo até ontem a tarde, quando o MISTÉRIO ACABOU!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

EX VEREADORA ANA MARIA NEGREIROS É A NOVA SECRETÁRIA ADJUNTA DA SEMASF - ASSISTÊNCIA SOCIAL

A EX VEREADORA É PRIMA DO ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO VELHO, VEREADOR EDWILSON NEGREIROS.
NOMEAÇÃO DE ANA MARIA NEGREIROS
A nomeação da ex vereadora já era especulada desde novembro do ano passado, mas só se confirmou na publicação do DOM desta quinta feira 10.01.2018. 

Ana Maria Negreiros foi vereadora em Porto Velho até o final de 2016, onde arriscou tudo para ser candidata a vice prefeita na chapa com Dr. Mauro Nazif, e foram derrotados ainda no primeiro turno, já que a gestão do então prefeito Mauro era considerada a pior de todos os tempos, só perdendo agora para os dois primeiros anos do seu sucessor Dr. Hildon Chaves. 

Ana Maria ficou dois anos esperando uma outra eleição, e ela aconteceu no ano passado onde a mesma tentou uma vaga na ALE como Deputada Estadual pelo partido PODEMOS, e novamente foi derrotada, obtendo 4.719 votos.

Com a ascensão de seu primo EDWILSON NEGREIROS ao cargo de presidente da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020, em substituição ao jovem vereador Mauricio Carvalho, e também por ele ser aliado de primeira linha do prefeito Hildon Chaves, a ex vereadora volta a ter cargo publico em Porto Velho.

Ela entra em substituição a ÁLVARO LUIZ MENDONÇA DE OLIVEIRA que foi exonerado na mesma canetada que nomeou a ex vereadora. 

Ana Maria Negreiros vai receber um salário de R$11.680,88 (onze mil, seiscentos e oitenta reais e oitenta e oito centavos).

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

PREFEITO NÃO COMPARECE NA POSSE DA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA E MANDA ASSESSOR EM SEU LUGAR

É como se Porto Velho não tivesse um vice prefeito, já que "na ausência do titular HILDON CHAVES, quem assume seu lugar é o assessor conhecido como DR. SANTANA." 
Dr. Santana na mesa das autoridades em substituição ao Prefeito HILDON CHAVES
A sessão solene aconteceu na tarde do último dia 01 e foi presidida pelo então vice presidente vereador JURANDIR BENGALA, já que o titular vereador MAURICIO CARVALHO, não compareceu.

Edwilson Negreiros assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Porto Velho, para o biênio 2019-2020

A ausência do prefeito HILDON CHAVES foi a mais sentida! Não que ele seja essencial para a solenidade, já que sua administração é horrível e todos sabem que ele "vive no mundo" e o lugar que ele menos para, é em Porto Velho, e sim pelo seu representante, o advogado Dr. SANTANA. E para quem não sabe, durante todas as ausências do prefeito, ´quem assume não é o vice, e sim o próprio DR. SANTANA.

A falta de respeito parece ainda maior pelo fato do vice prefeito EDGAR NILO TONIAL estar ativo, recebendo seus salários religiosamente em dias, praticamente nunca se afasta da cidade, e seu nome não ter sido lembrado nem na hora de CONVIDAR as autoridades. Isso mesmo, EDGAR DO BOI nem convidado foi! (até rimou). 

VIAJANDO....
Prefeito e Primeira Dana na posse de Jair Bolsonaro
O prefeito HILDON CHAVES está viajando desde o dia 19 de dezembro, e já foi ali na FLORIDA/EUA, depois veio até o Rio de Janeiro e por último foi fazer uma selfie com o presidente JAIR BOLSONARO ao invés de participar da posse de seu vice líder na câmara e que tanto lhe defendeu durante seus dois pífios primeiros anos de mandato. 

A nova Mesa Diretora ficou assim constituída: Presidente – Edwilson Negreiros; Primeiro Vice-Presidente – Junior Cavalcante; Segundo Vice-Presidente – Alan Queiroz (que não compareceu). Jacaré foi eleito Segundo-Secretário, mas, com a renúncia do vereador Marcelo Cruz, que se elegeu deputado estadual, assumiu o cargo de Primeiro-Secretário. Marcelo Reis, que foi eleito Terceiro-Secretário, assumiu a vaga que era de Jacaré, ficando vago o cargo de Terceiro-Secretário, cuja eleição será realizada na primeira sessão ordinária, para completar o biênio do mandato, com manda o art. 19 do Regimento Interno. 

A vereadora Ellis Regina em discurso, ainda citou a falta de respeito do Prefeito em não ir na posse da nova mesa da Câmara Municipal que é o órgão do qual Ele (Prefeito) deve respeito aos membros da Casa de Leis.

Vereadores presentes na sessão solene
Os vereadores presentes foram: Edwilson Negreiros, Junior Cavalcante, Jacaré, Luan da TV, Cristiane Lopes, Aleks Pallitot, Ellis Regina, Jurandir Bengala, Marcio Parcele. Tiãozinho, Marcelo Reis e Pastor Edesio Fernandes. 

O vereador Jurandir Bengala também discursou, e "com sutileza" criticou o agora ex-presidente vereador MAURICIO CARVALHO, que segundo ele; "Sentimos um pouco de chateação com o antigo presidente Mauricio, que está falando que ele fez mais que todas as gestões passadas, o que não é verdade, porque quem arrumou a casa, fui eu!" - Finalizou Bengala.