quarta-feira, 30 de outubro de 2019

BAIXARIA - PEDIDO DE EMPRÉSTIMO DE MAIS DE 36 MILHÕES PARA O EXECUTIVO, QUASE LEVA VEREADORES DE PORTO VELHO AS VIAS DE FATO

O prenuncio que "algo de estranho" iria acontecer começou logo pela manhã com a convocação de uma reunião da comissão de educação para "apreciar o PL de pedido de financiamento de mais de 36 milhões de reais para o executivo comprar ônibus escolar"
Na reunião da comissão de educação presidida pela vereadora Joelna Holder, juntamente com a comissão de Transportes de Marcio Pacele, ficou acordado que uma outra reunião na próxima sexta feira, e seria chamada para ouvir todas as partes envolvidas; Prefeitura, MP, CGU, PGM, CGM, gabinete do prefeito, enfim... VEJAM O VÍDEO DA BAIXARIA

Acontece que, usando de sua prerrogativa de presidente, batendo no peito dizendo: "Quem manda aqui sou eu e quem quiser votar contra, que vote, mas eu vou colocar em votação!" Edwilson Negreiros mais uma vez "peitou todo mundo" e realmente atropelou o regimento e ainda faltou com o respeito com os demais colega de parlamento ao colocar a matéria para votação em primeiro turno sem as discussões agendadas. 

Os ânimos estavam tão acirrados que em dado momento o vereador MARCIO PACELE colocou o dedo em riste no rosto do presidente "exigindo respeito", e foi quando a turma do deixa disso entrou em ação e evitou a quebra de decoro de ambos os representantes do povo de Porto Velho. 

Segundo um vereador da base, "o presidente aproveitou que as galerias estavam lotadas e tentou colocar a população contra os vereadores que não queriam votar o projeto. Ele deixou claro, e jogando pra galera que Quem quiser votar contra que vote e assuma depois." Essa é a forma ditatorial que o presidente trata seus colegas de parlamento, disse um indignado vereador da base.

O projeto de Lei de nº 3980/2019 autoriza o poder executivo a obter operação de crédito na ordem de 36 milhões de reais junto ao BNDS para a compra de ônibus escolar. Esse financiamento pode ser incluído no Programa do governo federal denominado Caminho na Escola.

Os distritos de Porto Velho continuam sofrendo com a falta de ônibus escolar e os alunos estão, em alguns casos, chegando ao seu terceiro ano letivo sem concluir. 

VEJA O PROJETO DE LEI 3980/2019

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

TAÍ UMA BOA IDEIA - VEREADOR DE VILHENA QUER COBRAR UTILIZAÇÃO DO SOLO PELA ENERGISA

Vereador Carlos Suchi (Podemos) propõe que prefeito cobre da Energisa pelo uso de solo do município.

Caso aprovado, projeto cria uma nova receita ao município sem arrochar o cidadão.

O vereador Carlos Suchi (Podemos) protocolou na semana passada um projeto de lei que pode resolver dois problemas de uma só vez com a Energisa: Trata-se de autorização ao Poder Executivo para cobrança de preço público pela ocupação do espaço de solo em áreas públicas municipais pelo sistema de posteamento de rede de energia elétrica e de iluminação pública, de propriedade da concessionária.

O projeto inicial fixa um imposto municipal cobrado da Energisa pelo uso do solo público dos vilhenenses para fixar os postes que dão sustentação ao cabeamento elétrico e à iluminação pública. 

Em sua justificativa, o autor do projeto fala que a Energisa nunca pagou pelo uso do solo público para cobrar energia do cidadão, e mesmo a pouco tempo em Rondônia já vem batendo recorde de lucros. “Este valor que o município poderá arrecadar da empresa, pode ser, inclusive, abatido das parcelas que o prefeito Eduardo Japonês (PV) quer pagar à empresa, ou pode ser utilizado para a saúde municipal, educação, enfim… entendo que seja um direito do município de cobrar este valor e uma oportunidade de melhorar a sua receita”, explicou o vereador.
Vereador Carlos Suchi - Podemos
Suchi observou, ainda, que o projeto é um ponto de equilíbrio, uma forma justa, uma vez que é cobrado imposto de outras empresas, mas a Energisa não paga absolutamente nada ao município de Vilhena para poder continuar fornecendo o caro serviço ao cidadão. “Se eu quiser um poço artesiano na minha casa, eu preciso de uma outorga; Pra que alguém possa fixar uma outdoor, é preciso pagar por isso; todo comerciante do município paga para poder trabalhar, por que só a Energisa não?”, questionou o vereador.


A proposta segue para o plenário onde será debatido entre os demais edis da casa de leis vilhenense. “Esta é, também, uma forma de todos os municípios de Rondônia conseguir mais receita sem precisar arrochar o cidadão. A Energisa é uma fonte inesgotável de lucro, e não pode dizer que não tem dinheiro para arcar com este investimento, que é um direito do município”, defendeu o vereador.

De onde surgiu a ideia?

O vereador Carlos Suchi (Podemos) comentou que vem pesquisando há tempos soluções para o impasse criado pelo prefeito Eduardo Japonês entre o município e a concessionária de Energia. Japonês vem pressionando a casa de leis para autorizar o reconhecimento de uma dívida de maia de R$ 30 milhões, cujo valor possivelmente é devido (por parte do município) às Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron).
Suchi relatou que encontrou projeto semelhante, e em pleno funcionamento, no sul do país. “O projeto foi aprovado lá. Há respaldo pra isso”, comentou.

Fonte: Gazeta Amazônica

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

URGENTE - AUMENTOU O CAOS NO TRANSPORTE ESCOLAR E JUSTIÇA DEVOLVE SERVIÇO PARA PREFEITURA

União Bandeirantes está com menos da metade da frota e todos veículos em péssimas condições. Linhas 67 e 101 em Jaci Paraná, pais estão fazendo vaquinha para compra combustível, e muito mais.

As condições da frota de União Bandeirantes é preocupante em todos os sentidos, já que, com pneus carecas, retrovisores quebrados, bancos sem a menor condição de transportar alunos, banco do motorista completamente destruído, parte elétrica toda a mostra em real perigo de incêndios a qualquer momento. Tudo isso aliado as péssimas condições das linhas vicinais e a conivência do CIRETRAN local, que simplesmente deixa todos os ônibus rodarem sem nenhum documento legal e sem as devidas vistorias.

Na última semana, em média 11 veículos atenderam a comunidade, sendo que a frota é de 25 veículos. Com isso, muitas das  vezes, os ônibus chegam a porta da escola com superlotação.
Planilha de chegada dos veículos na porta das escola de U. Bandeirantes
Fotos da frota no final da matéria. 

Já nas Linhas 67, conhecida também como Caracol, e Linha 101, ambas em Jaci Paraná, a situação é vergonhosa.

Antes dos alunos entrarem nos péssimos veículos, os pais tem que ir na frente e depositarem em um pequeno pote, improvisado como cofre, valores para a "vaquinha do combustível" caso contrário, como os alunos estão em período de provas, os ônibus não saem. 

Segundo o MP, a empresa Freitas vem interferindo negativamente para que esses problemas venham a acontecer, e o empresário Marcelo Alves Cavalcante, já corre um serio risco de ter sua prisão preventiva decretada em função da sua  empresa está sendo acusada de estar tumultuando o trabalho da equipe de intervenção, impedindo o fornecimento de combustível e cancelando contratos com empresas essenciais para que o serviço possa funcionar, além descumprir, várias vezes, a ordem judicial de intervenção dando contraordens às equipes de transporte e até mesmo alterando documentação.


Vídeos da situação nas linhas no final da matéria.

Em Nova Califórnia, ônibus escolar que não completou 24 horas que saiu da manutenção, não consegue subir uma ladeira e alunos tem que descer do veículo em uma total situação de perigo. Foi preciso chamarem um trator para rebocar o sucata que coloca a vida desses alunos em risco. Assista vídeos dessa situação.
Nesta sexta-feira os funcionários da empresa Freitas já anunciaram que na região do Estrada do Belmont/Vila DNIT, não vai ter transporte devido a falta de pagamento de quase dois meses de salários. 

Situação semelhante esta acontecendo em Vista Alegre do Abunã, onde funcionários estão reclamando até quatro meses de salários atrasados sem que o governo do estado, que ainda é o interventor, ou mesmo a empresa façam nada para resolver.

Na comunidade de VILA DA PENHA toda a frota está parada devido ao sucateamento da mesma, sem nenhuma condição de trafegabilidade. O problema, segundo moradores, já se arrasta a mais de um mês, e eles não descartam a possibilidade de mais um fechamento de BR para poder chamar a atenção das autoridades. 

A Situação mais complexa acontece em Extrema, onde as lideranças locais, incluindo as comunidades indígenas, se articulam em grupos de Whatsaap, juntamente com as comunidades de Vista Alegre do Abunã e Nova Califórnia. Essas lideranças são tão articuladas que quase que semanalmente estão se reunindo em locais públicos, onde eles convocam autoridades para participarem de audiências publicas com o intuito de discutir essa problemática, sempre registrando tudo em ATA e registrando em cartório e posteriormente o documento é protocolado nos órgãos competentes, como MP/MPC/SEMED/SEDUC/TCE. 
VEJA VÍDEOS DA VAQUINHA EM JACI
 VEJA VÍDEO DO ABASTECIMENTO EM JACI
VEJA FOTOS DOS VEÍCULOS DE U. BANDEIRANTES





BOMBA - JUSTIÇA DEVOLVE SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR TERRESTRE PRA A PREFEITURA DE PORTO VELHO

Justiça acata integralmente pedido do MP e serviço de transporte escolar terrestre voltará a ser de responsabilidade do município de Porto Velho.
Reunião contou com autoridades da SEDUC, SEMED E MP
Em audiência realizada na manhã desta quinta-feira (24/10), o 2º Juizado da Infância e Juventude acatou o pedido do Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Educação, para revogar, em 15 dias, a medida de intervenção e todas as demais decididas em relação ao serviço de transporte escolar terrestre da zona rural de Porto Velho, que voltará a ser de responsabilidade do município.

Ficou acordado na audiência, que a equipe de intervenção, sob o comando da Secretaria de Estado da Educação, terá um prazo de 15 dias para finalizar sua colaboração no processo de manutenção do transporte escolar terrestre com a apresentação de relatório final e conclusivo de todos os atos praticados.

O pedido de revogação da intervenção no transporte escolar municipal terrestre foi feito pela Promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado e foi acatado integralmente pela Juíza do 2º Juizado da Infância, Sandra Nascimento durante a audiência, que contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Márcio Félix, e do Secretário de Estado de Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu.

Também foi determinado ao município de Porto Velho que apresente, no prazo de 15 dias, o relatório detalhado e pormenorizado de todos os valores já recebidos pela Empresa Freitas, em quais contas-correntes foram depositados, quais as falhas contratuais e respectivas multas a serem aplicadas à empresa, bem como se existem créditos a favor da empresa.

No mesmo prazo de 15 dias, o Município de Porto Velho e o Estado de Rondônia, partes passivas do cumprimento de sentença, regularizem a prestação de serviço de transporte escolar, terrestre e fluvial respectivamente, com plano de reposição de aulas e ajuste pedagógico do calendário escolar impactado pelas faltas ocorridas.

O pedido de intervenção no serviço do transporte escolar terrestre foi feito pela Promotoria de Justiça de Educação, em setembro deste ano, como forma de garantir a continuidade do transporte aos alunos da zona rual de Porto Velho e garantir ao menos que a Empresa Freitas cumprisse os fins contratuais que se obrigara com o município. A empresa também é acusada de estar tumultuando o trabalho da equipe de intervenção, impedindo o fornecimento de combustível e cancelando contratos com empresas essenciais para que o serviço possa funcionar, além descumprir, várias vezes, a ordem judicial de intervenção dando contraordens às equipes de transporte e até mesmo alterando documentação.

“O levantamento da Intervenção é necessário e imperioso para que o município de Porto Velho apresente imediatamente uma alternativa para o restabelecimento do serviço de transporte escolar terrestre. O Estado de Rondônia tem cumprido seus compromissos no tocante ao transporte fluvial e é preciso, doravante, que o município também assuma seus encargos e responsabilidades e resolva a problemática”, afirmou a Promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado para justificar o pedido de revogação da intervenção.
Fonte: Ascom MPRO

PF EM AÇÃO - GRANDE OPERAÇÃO DA POLICIA FEDERAL PREDEU EM ARIQUEMES, CHAULES, O MAIOR DESMATADOR DA AMÉRICA DO SUL

A prisão aconteceu na casa dele, em Ariquemes, no Vale do Jamari. De acordo com as investigações, Chaules possui cerca de 120 madeireiras espalhadas pela região Norte em nome de laranjas.
Momento da prisão de Chaules
 A prisão ocorreu nesta quarta-feira (23) durante a Operação Deforest, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público contra uma organização criminosa (OrCrim) suspeita de invasão de terras para venda e posterior extração ilegal de madeira.

 
Também foram presas 5 policias militares lotados em Ariquemes e Cujubim.

Uma madeireira de propriedade do Chaules, mas que segundo levantamentos feitos pelas autoridades, está em nome de laranjas, situada no Distrito de Extrema, foi fechada pela PF e no local também foram encontrados muito material ilícito. A serraria permanece fechada.
Serraria de Chaules fechada em Extrema
No momento da prisão do suposto chefe dessa organização criminosa, foram apreendidos em sua casa, armas, munição, joias, mídias digitais e uma farta documentação que comprovam as práticas criminosas supostamente lideradas por Chaules Volban.

 
Segundo o promotor de Justiça Marcus Alexandre de Oliveira Rodrigues, Chaules Volban, como líder, teria constituído uma espécie de milícia no campo armado e agia tocando o terror contra quem se oponha a ele, sendo na venda de terras por preços bem abaixo do real valor, ou mesmo expulsando legítimos proprietários na base da força, e até uso de armas de grosso calibre.
 
"E colocaram policiais militares, capangas armados, que faziam cobrança de pedágio, intimidavam, extorquiam e ainda colocavam aquelas pessoas que eram posseiros da terra para fora daqueles lotes", disse.
 
"Ninguém tem tanta ligação com madeireiras, com dezenas, mais de uma centena como ele que se tem notícia", detalhou o promotor.
 
A defesa de Chaules Volban Pozzebon informou que não irá se pronunciar no momento sobre a prisão por ainda não ter tido acesso aos autos do inquérito.
 
OPERAÇÃO DEFOREST



Os mandados de prisão foram expedidos para Ariquemes, Cujubim, Monte Negro, Porto Velho, Manicoré (AM) e Araçatuba (SP).
 
A ação da PF é resultado de um inquérito iniciado em junho deste ano pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO), que descobriu a prática dos crimes de homicídio, extorsão, lavagem de dinheiro e ameaça.
 
O procedimento do MP apurou que a organização criminosa tinha uma estrutura armada para resguardar os interesses fundiários do líder do grupo se valendo do poder econômico e dos cargos ocupados nas forças de segurança para intimidar moradores da região.
 
Conforme as investigações, a organização criminosa é composta por empresários, policiais, pistoleiros e outras pessoas que intimidavam e ameaçavam agricultores da região de Cujubim. O objetivo era tomar a posse de terras na região conhecida como "Soldado da Borracha".
 
De acordo com a PF, a Justiça Estadual expediu 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão. Cerca de 150 policiais estão envolvidos na operação.
 
O nome Deforest é uma referência à prática de desmatamento ilegal, que segundo a PF, era um dos principais objetivos dos criminosos após tomar a posse das propriedades rurais.

DESDOBRAMENTO

No final da manhã de hoje, mais prisões aconteceram em Ariquemes, e segundo informações extra-oficias, um grande empresário, e ex prefeito da cidade também foi preso acusado de fazer parte da ORCRIM. 

Informações até o final do dia. 

ELEIÇÕES 2020 - RAIMUNDINHO BIKE SOM É LANÇADO PRÉ CANDIDATO A PREFEITO DE PORTO VELHO

Em conversa por telefone com Raimundinho Bike Som, o polemico "líder comunitário" da Zona Sul, confirmou ter recebido convites e que está pronto pra a desafio.
O lançamento do nome de Raimundo Costa Moraes, o popular Raimundinho Bike Som foi feito no perfil de um de seus apoiadores na rede social Facebook, e respondendo a um dos comentários de um outro apoiador, Bike Som confirmou convites de alguns partidos políticos para lançar seu nome como pré candidato a prefeito de Porto Velho em 2020.

Para quem conhece a figura Bike Som na Zona Sul e em toda Porto Velho, sabe tratar-se de uma pessoa polemica, principalmente quando se trata de "defender os interesses da SUA ZONA SUL" como ele costuma citar essa região da cidade. 

Na gestão passada ele começou sendo um critico feroz do prefeito Mauro Nazif, chegou a organizar vários protestos com fechamento de ruas e passeatas pelas ruas da cidade, principalmente da Zona Sul, mas na metade do segundo ano ele estava fazendo parte da equipe Mauro Nazif. 

Já nesta administração ele começou como assessor de Hildon Chaves, e na metade do segundo ano já era um critico feroz.

Segundo o "líder comunitário" suas idas e vindas de lado, dão-se exclusivamente em função de querer melhorias para a Zona Sul.

A sua proporção de aliados equipara-se a proporção de críticos, mas mesmo assim, segundo ele, segue com seu projeto e seja o que Deus Quiser.  

Em breve, traremos uma entrevista exclusiva com o provável pré-candidato em nosso novo estúdio do programa Direto da Redação, do site newsrondonia.com.

DRACO NAS RUAS - OPERAÇÃO ORDO PARTIUM, EM COMBATE AO TRAFICO DE DROGAS E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

ORDO PARTIUM QUER DIZER "FIM DE FESTA"
A operação está sendo realiza em Porto Velho, Ariquemes e Vilhena.

A Polícia Judiciária Civil do estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas -DRACO realiza manhã de hoje operação que visa combater o tráfico de drogas e facções criminosas.  

Estão sendo cumpridos 39 mandados de prisão preventiva, 18 mandados de busca e apreensão e ainda busca em celas onde encontram -se custodiados 19 detentos.

Em Porto Velho as buscas concentram-se principalmente no residencial Orgulho do Madeira, onde estão sendo cumpridos 16 mandatos.

A Policia Civil ira promover uma entrevista coletiva as 15 horas de hoje em local ainda a ser definido pela assessoria de comunicação. 

Logo mais matéria completa já com os nomes dos envolvidos.


quarta-feira, 23 de outubro de 2019

FORA ENERGISA - REUNIÃO EM VILHENA FOI UM FIASCO E DIRETOR PRESIDENTE FOGE DA IMPRENSA COMO O DIABO FOGE DA CRUZ

Presidente da Energisa se reúne à portas fechadas com autoridades e vai embora irritado após questionamentos da imprensa.
André Luís Cabral Theobald, diretor da Energisa, se irritou com questionamentos da imprensa e deixou o gabinete às pressas
Após descer em Vilhena, na tarde desta quarta-feira, 23, a bordo de seu jato, e passar por outras cidades do Cone Sul, em “visitas de cortesia”, o diretor da Energisa, empresa que assumiu as operações da Eletrobrás em Rondônia, André Luís Cabral Theobald, se reuniu por quase duas horas, a portas fechadas, com o prefeito Eduardo Japonês (PV) e os vereadores.

Contudo, após o encontro, o representante da Energisa não quis conversar com jornalistas, mostrando irritação logo com os primeiros questionamentos feitos à ele numa tentativa de se realizar entrevista coletiva.

Para alguns vereadores presentes, a reunião foi “estranha”, mas por outro lado a assessoria de imprensa da prefeitura garante que o “encontro foi produtivo”.

A conta está salgada

Um dos vereadores questionou o diretor da Energisa em Rondônia, André Luís Cabral Theobald, sobre a diferença dos preços do quilowatt, que vem deixando a conta do rondoniense cada vez mais salgada. O diretor respondeu, segundo declarações do vereador, que essa diferença se dá pelo calor do período do ano.

André Luís Cabral Theobald recomendou aos presentes que fizesse uma análise nas contas dos últimos 36 meses para que sua versão fosse comprovada. “Ele realmente disse isso e eu vou pesquisar pra saber se isso é verdade”, disse o vereador Rogério Golfetto (Podemos).

Em dado momento da conversa, o jornalista Paulo Mendes começou a fazer questionamentos acerca da informação disseminada à sociedade, de que um técnico do Instituo de Pesos e Medidas (IPEM) atestou que a concessionária estava acrescentando 40% a mais no valor da tarifa, o que foi desmentido pelo diretor.
Quando os repórteres entraram no gabinete, presidente da empresa usava o celular e mal dava ouvidos aos questionamentos feitos pelos vereadores 
Durante os questionamentos do Jornalista, o diretor da empresa levantou-se e disse que o encontro era institucional e tratava-se de uma visita de cortesia. Sem responder a ninguém, ele levantou-se, cumprimentou o prefeito, os vereadores e foi embora.


EXCLUSIVO - DIRETOR-PRESIDENTE DA ENERGISA SE REÚNE NESTA QUARTA FEIRA COM PREFEITO E VEREADORES DE VILHENA

Em pauta, a divida milionária herdada pela administração de Eduardo Japonês. Nada em relação a um suposto aumento da tarifa ou coisa parecida. 
                                               André Luís Cabral Theobald, diretor-presidente da Energisa em RO
Acontecerá na tarde da quarta-feira, 23, no gabinete do Prefeito EDUARDO JAPONÊS , reunião de autoridades vilhenenses com a diretoria estadual da Energisa, companhia de energia que atende o Estado de Rondônia.

Estará em pauta a negociação da divida da prefeitura, proveniente de iluminação publica, na ordem de mais de 34 milhões de reais, que corrigido para os valores de hoje, passam de 85 milhões de reais. 

A Energisa será representada na audiência por seu Diretor-Presidente, André Luís Cabral Theobald. A reunião está marcada para às 15 horas, no prédio da prefeitura da capital do Cone Sul do estado. 

Toda equipe de cobrança da empresa e também o secretário de Planejamento Ricardo Zancan e sua equipe econômica da administração municipal vão discutir as melhores formas de negociação do referido débito, que vem desde o ano de 2000, e somente agora, com a iniciativa de EDUARDO JAPONÊS, a imbróglio jurídico pode chegar a uma solução boa para as partes. 

A falta de antecipação da pauta em debate despertou várias especulações. Apesar da companhia ter anunciado investimentos na cidade, o montante em questão dificilmente motivaria alguém de função tão elevada numa empresa de tal porte a se deslocar aos confins da Amazônia para debater o assunto.

Por outro lado, a Energisa herdou da Ceron uma suposta dívida milionária, a qual o prefeito Eduardo Tsuru já acenou estar disposto a quitar no valor de R$ 34 milhões sem usufruir o direito a contestações judiciais pertinentes, algo que, aí sim, poderia ser mais atrativo ao Diretor-Presidente. A segunda afirmativa se faz mais pertinente, inclusive diante do silêncio em torno do encontro, posto que o assunto não provoca muita simpatia junto à comunidade.

Outra hipótese para a falta de divulgação maciça poderia ser uma tentativa de preservar o empresário de atrair protestos da população dada ao enorme descontentamento e elevado número de reclamações registrados em todo o Estado de Rondônia contra a Energisa, em virtude da elevado valor das tarifas e do questionável serviço que vem sendo prestado à população.

OPERAÇÃO -Ministério Público de Rondônia e Polícia Federal deflagram Operação Deforest em Ariquemes

Foram presos nesta manhã o líder, o primeiro escalão e o braço armado do grupo, que tinha policiais militares como parte de seus integrantes.


O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, e Polícia Federal, deflagraram na manhã desta quarta (23/10) a Operação Deforest visando desarticular organização criminosa fortemente armada sediada em Ariquemes e com atuação em Cujubim, na Linha 106, Região Soldado da Borracha, conhecida também como “Estrada do Chaules”.

Foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 21 de buscas e apreensão expedidos pelo juízo da 1ª Vara Criminal de Ariquemes.

Foram presos nesta manhã o líder, o primeiro escalão e o braço armado do grupo, que tinha policiais militares como parte de seus integrantes.

As investigações iniciaram em maio de 2018 e foi descoberto que a organização funcionava no mesmo padrão de milícia, na zona rural, e usavam uma porteira no Ramal Soldado da Borracha para controlar o acesso de posseiros no local, cobrar altos pedágios para passagens de caminhões e máquinas e intimidar, ameaçar e expulsar posseiros que já estavam nos lotes, extorquindo-os, além de comercializar irregularmente glebas.

Diversas famílias foram extorquidas e o grupo se apropriou de dezenas de lotes, os quais seriam vendidos pela organização a preços individuais de R$ 100 mil a 150 mil reais. Foi estimado que a organização movimentou e tinha expectativa de arrecadar cifras milionárias.

Eles se valiam do braço armado, formado por policiais e jagunços, para impor suas vontades e difundir medo na Linha 106, onde fica a área de interesse e atuação da organização.

Durante o cumprimento das medidas foi apreendido farto material bélico, além de dinheiro e inúmeros documentos ligados às atividades ilícitas da organização criminosa.

A operação também teve o apoio do Exército Brasileiro e Corregedoria da Polícia Militar de Rondônia, para cumprimento dos mandados.

Todos serão processados pelos crimes de organização criminosa armada, extorsão qualificada, posse ilegal de arma de fogo, entre outros. As penas somadas poderão alcançar ao menos 30 anos de reclusão para cada réu.
Fonte: Ascom MPRO

terça-feira, 22 de outubro de 2019

ELE VOLTOU! VICE PREFEITO "EDGAR DO BOI" REAPARECE ANDANDO PELOS DISTRITO E FISCALIZANDO SERVIÇOS DO EXECUTIVO

Afastado de qualquer atividade oficial da administração municipal desde novembro de 2017, EDGAR reaparece andando pelos distritos de Porto Velho.
EDGAR DO BOI FISCALIZANDO ÔNIBUS ESCOLAR
No último final de semana o vice prefeito EDGAR TONIAL esteve no distrito de VILA DA PENHA fiscalizando as condições das linhas vicinais e do serviço de transporte escolar, que segundo ele, está completamente parado por falta de manutenção em toda a frota de 06 ônibus. 

Quanto as linhas vicinais, EDGAR falou que "não entende como a administração municipal faz manutenção em praticamente todas elas e deixa apenas uma para trás, sem as minimas condições de trafegabilidade".

Ele não tem uma agenda oficial, não tem diárias e em seu gabinete na prefeitura, apenas uma servidora para lhe passar os recados dos poucos munícipes e servidores que por lá aparecem para conversar com o mesmo.

A população não sabe, mas o vice prefeito EDGAR DO BOI está todos os dias em seu gabinete no "Prédio do Relógio" e aos finais de semana ele sempre visita algum distrito, onde é muito bem recebido pelas comunidades. Ele ouve e anota tudo, mas segundo ele, infelizmente é só o que pode fazer. 

Amanhã (23/10) ele vai estar em União Bandeirantes e em outras linhas no trecho da BR e o próximo final de semana o vice prefeito visita a Ponta do Abunã, onde deve participar de reuniões em Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre.

Edgar do Boi também anda pelas secretarias, e segundo ele, está fazendo um Raio X completo da administração municipal, que espera, no final do mandato, apresentar um relatório consolidado de como a atual administração vai deixar para o próximo mandatário, que ele espera não ser uma continuidade do que está ai. 

O vice prefeito também nos afirmou que até o final do ano deve nos conceder uma entrevista exclusiva para falar sobre esses dois anos que está afastado das atividades oficiais da prefeitura.


segunda-feira, 21 de outubro de 2019

URGENTE - ENERGISA IDENTIFICA E DEMITE FUNCIONÁRIO QUE AMEAÇOU LINCHAR JORNALISTA

A ENERGISA Rondônia reforça que não compactua com atitudes que incitem atos agressivos ou violentos em qualquer uma de suas atividades.
ENERGISA/RO
Especificamente em relação ao áudio que circula nas redes sociais, esclarece que identificou, em apuração interna, o autor. Trata-se de um eletricista de uma empresa prestadora de serviços que foi imediatamente desligado.

A concessionária esclarece ainda que exige de seus parceiros o mesmo compromisso de bem atender os clientes e que, para isso, todos os colaboradores – próprios ou terceiros – são orientados e treinados, diariamente, dentro de padrões de ética e civilidade.

Para garantir que incidentes como esse não voltem a acontecer, a empresa terceira foi orientada a reforçar os treinamentos de atendimento ao cliente e manter sempre o cliente informado sobre o serviço a ser realizado, bem como esclarecer os riscos envolvidos em cada operação e a obrigatoriedade de isolamento da área, caso necessário, para garantir a integridade das pessoas no entorno do local.

O respeito às pessoas é prioridade para a Energisa Rondônia e um valor do qual ela não abre mão.

Via assessoria

VIRALIZOU!! IDOSO ENFRENTA EQUIPE DA ENERGISA: " Eu quero ser o maior corno do mundo se vocês vão mexer no meu registro!"

O vídeo de um senhor de 76 anos de idade, que com um celular na mão, enfrenta uma equipe da ENERGISA que estava tentando mexer em seu medidor de energia, viralizou nas redes sociais. 
O vídeo já conta com quase 100 mil visualizações e mais de mil compartilhamento.

Em certo momento o idoso se deita no chão, bem em baixo do medidor aonde os técnicos da ENERGISA pretendiam, segundo eles, fazerem vistoria e trocar o mesmo. O senhor, que diz ter 76 anos, afirma que "quer ser o maior corno do mundo se eles vão mexer em meu medidor" e não teve sua identidade revelada, mas ganhou notoriedade e  o respeito da população, já que todos estão revoltados com as ações praticadas pela empresa, que é alvo de uma CPI na Assembleia Legislativa de Rondônia. 

VEJAM O VÍDEO
Outros vídeos relacionados a ENERGISA também estão fazendo sucesso nas redes sociais, e a cada nova investida de um popular se insurgindo contra a empresa, logo ganha a simpatia da população, como o vídeo da internauta HELOYNE SOUZA de Jí-Parana, que já tem mais de 1,4 milhões de visualizações, quase 40 mil compartilhamentos.

No vídeo CLICK AQUI E VEJA O VÍDEO a internauta reclama por ter recebido dois talões de cobrança no mesmo mês e a diferença do mês anterior para o mês atual. No mês 09 ela pagou pouco mais de 300 reais e no talão atual, que chegou apos a mudança de medidor, ela terá que pagar mil reais de conta. Revoltada, ela afirma que vai procurar seus direitos.

EXCLUSIVO - TRANSPORTE ESCOLAR DE VILA DA PENHA ESTÁ 100% PARADO POR FALTA DE MANUTENÇÃO NA FROTA

O fato foi constatado pelo vice prefeito EDGAR TONIAL, que está andando pelos distritos de Porto Velho e se deparou ainda com a falta de documentação dos referidos veículos. 
Frota sucateada.
De acordo com o vice prefeito EDGAR DO BOI, todos os veículos da VILA da PENHA (06 ônibus) estão parados por problemas mecânicos, e segundo ele, que se reuniu com a comunidade no último final de semana, "são todos problemas bobos, como uma mola, embreagem, pedais...os ônibus tem até uma mecânica boa, são todos Mercedes, mas que estão com suas latarias sucateadas, até porque esses veículos não foram feitos para esse tipo de serviço, são ônibus para transporte urbano, e não escolar rural." - Disse Edgar do Boi.

Uma outra constatação feita pelo vice prefeito, é que nenhum deles tem documentação alguma, e caso aconteça um acidente, por exemplo, a comunidade não vai ter a quem recorrer, a não ser comprar uma briga com o governo do estado, que é o interventor do transporte escolar. 

FUNCIONÁRIOS DA PONTA DO ABUNÃ AMEAÇAM PARAR 

Já na Ponta do Abunã, funcionários do transporte escolar já começam a se movimentar no sentido de paralisar o serviço caso não recebam ainda essa semana o salário do mês de setembro, que até hoje não foi pago. 

Uma fonte da SEDUC argumentou que isso ainda não aconteceu porque estão esperando a liberação do alvará por parte da justiça, já que as transferências dos valores repassados pela prefeitura, estão todos sendo feitas em conta judicial do interventor. 

ENQUANTO ISSO...A presidente da comissão de educação da Câmara de Vereadores, vereadora Joelna Holder, só se preocupa em fazer lives e selfies em ruas aonde a prefeitura está fazendo asfalto!


sábado, 19 de outubro de 2019

BOMBA!!! - FUNCIONÁRIOS DA ENERGISA AMEAÇAM LINCHAR JORNALISTA CARLOS CALDEIRA E QUEM MAIS SE OPOR A ELES

A ameaça está sendo compartilhada em forma de áudio nos grupos de Whatsaap de funcionários na empresa. 
ESCUTEM O ÁUDIO DA AMEAÇA

No áudio que está rolando nas redes sócias, um funcionário fala no grupo que é para as equipes reagirem a quem tentar intimidar os trabalhadores, que é pra ir pra cima e linchar esses caras, "principalmente esse corno ai,  esse tal CALDEIRA!" 

Ele ainda orienta aos colegas que é para "avisarem no grupo e darem a localização do local dessas abordagens, que todas as equipes (pelo menos os que tem coragem) descem pra lá e vamos fechar esse cara, vamos  linchar um otário desse ai."  

A reação dos funcionários da ENERGISA foi motivada pelas ações deste jornalista que resolveu mostrar os abusos que a empresa vem praticando no estado de Rondônia, causando a revolta de toda população. 

Em minha última abordagem, eu primeiro perguntei se eles tinham autorização para mexer no relógio do consumidor, e com a negativa, comecei a filmar, e isso foi suficiente para ser ameaçado pelo funcionário, que disse que iria descobrir meu endereço e iria na minha casa, "e se encontrasse alguma irregularidade, ia tacar uma multa."

OBS: Não vão conseguir me intimidar com ameaças!

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

ABSURDO!!! ENERGISA SUSPENDE FORNECIMENTO DE ENERGIA DE CONSUMIDOR TETRAPLÉGICO DESDE A SEMANA PASSADA

O Sr. OSIAS BORGES DA SILVA é tetraplégico a mais de 30 anos, mas nem isso sensibilizou a equipe da ENERGISA que foi na sua residência na quinta-feira passada (10/10), cortou a energia, tirou o relógio e os fios, e levaram embora.

Esse fato nos chamou atenção através de uma transmissão ao vivo, da residência dessas vitimas da ENERGISA, feita pela vereadora CRISTIANE LOPES, que foi acionada, segundo a dona da casa, as 04:00hs da manhã, e prontamente atendeu ao clamor dessa família. 

Cristiane Lopes acionou o seu jurídico, que ontem mesmo, já no adiantado horário da noite, entrou com ação no plantão judiciário, para que a empresa religasse a energia da residência em caráter de URGÊNCIA.

Já são 6 noite no escuro, enfrentando um calor infernal, muitos pernilongos, e muita humilhação...

Vejam como está a situação do Sr. OSIAS, em cima de uma cama, devido a falta de energia.
Costa e pernas necrosadas em função do calor
O corte de energia foi realizado pela ENERGISA em 10/10, sem aviso prévio, em uma residência onde reside a Sra. DORALICE BORGES DA SILVA  que é a irmã do deficiente OSIAS BORGES. 

Vale ressaltar, que o corte realizado, foi devido a titularidade da conta e não por falta de pagamento, pois as contas estão devidamente pagas. 

No mesmo dia foi solicitada ENERGISA a nova ligação da energia, no entanto foram realizados contatos com o atendimento 0800 da concessionaria, solicitando urgência na ligação, pois trata-se de uma residência com duas pessoas idosas, sendo que uma é tetraplégica.
Qual é o espanto, é que em todos os lugares existem atendimento preferencial e prioritário para idosos e portadores de deficiências, porém para a ENERGISA essa Lei segundo o atendimento 0800, essa Lei não se aplica. 

Outro absurdo é, por tratar-se de produto essencial de consumo, não poderia ser cortado de forma alguma, sendo que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, nenhum de nós poderá negar a essencialidade da água, da energia elétrica, ou do gás. E isso porque o fornecimento desses bens se prende a aspectos fundamentais da proteção da vida, da saúde e da segurança dos seus usuários;

Solicitamos prioridade no atendimento para a ligação da energia, no entanto, a informação dada no call center, é que devemos aguardar o prazo de 5 DIAS ÚTEIS!!!!!!

Depois de toda a luta da Vereadora Cristiane Lopes, juntamente com este jornalista e o repórter policial Wanderson Caldeira, a empresa compareceu agora pela manhã na residência, e resolveu o problema.  


terça-feira, 15 de outubro de 2019

CANDEIAS - COMUNICADOR E ATIVISTA MARCIO LU SENNA É PRÉ CANDIDATO A PREFEITO

Sempre disposto a enfrentar as "raposas felpudas da politica de Candeias", Marcio Lu Senna do Candeias Urgente Noticias é nome certo na disputa pela prefeitura em 2020.
Pré Candidato Marcio Lu Senna
Candeias vive uma interminável crise politica à quase 10 anos, e só pra se ter uma ideia, o atual mandatário Lucivaldo Fabrício, é simplesmente o sétimo prefeito a sentar na cadeira principal do executivo em seis anos, e a cada eleição que se aproxima, mais e mais candidatos almejam sentar nessa cadeira.

MARCIO LU SENNA é uma figura muito conhecida em Candeias, pois sempre bateu de frente com "os poderosos de plantão" e nunca "arregou", como se diz na gíria popular.

Ele é especialista em Marketing Digital, conhece muito bem as entranhas do poder do município e não se abala com a pressão exercida pelos "poderosos da politica local".

Lu Senna está filiado no PSDB local e segundo fontes de dentro do partido, ele tem total apoio da legenda para desbancar os grupos políticos que dominam Candeias do Jamari à muitos anos, não deixando que o município se desenvolva, mesmo com tantos recursos recebidos. 

Marcio sabe que não vai ser fácil lutar contra o grande esquema político armado dentro de Candeias do Jamari, mas se diz preparado para a batalha:

"Meu nome está lançado e não me intimidarei com a pressão desses grupos políticos que dominam nossa cidade. Em 2020 vamos dar um basta nessa instabilidade política de Candeias." Disse Marcio Lu Senna ao conversar com esse blogueiro/jornalista

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

URGENTE - NESTA TERÇA-FEIRA ANEEL PODE AUTORIZAR NOVO REAJUSTE DA TARIFA DE ENERGIA EM RO/AC

A solicitação de "consulta publica" para revisão tarifaria para RO/AC consta na pauta de reunião da ANEEL - Agencia Nacional de Energia Elétrica, que acontece nesta terça-feira, 15/10

Se aprovado, o reajuste pode chegar a 15%


PAUTA DA 38ª REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE 2019 que acontece as 09:00hs desse dia 15/10/2019 na Sala de Reunião da Diretoria, no Edifício Sede da ANEEL, em Brasília-DF, deve ser acompanhada por parlamentares federais de Rondônia e Acre.

Processo: 48500.002086/2019-19 que tem como Assunto: Proposta de abertura de Consulta Pública com vistas a colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de Revisão Tarifária Extraordinária de 2019 das Centrais Elétricas de Rondônia S.A. – Ceron (Energisa Rondônia), a vigorar a partir de 13 de dezembro de 2019. Área Responsável: Superintendência de Gestão Tarifária – SGT.

Não está adiantando a população espernear, nem correr pra justiça, já que a própria agencia reguladora esta dando guarida para a ENERGISA arrochar os consumidores de Rondônia e Acre, já que o aumento para aquele estado também está na pauta da mesma  reunião, conforme Processo: 48500.002087/2019-63 Assunto: Proposta de abertura de Consulta Pública com vistas a colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de Revisão Tarifária Extraordinária de 2019 da Companhia de Eletricidade do Acre – Eletroacre (Energisa Eletroacre), a vigorar a partir de 13 de dezembro de 2019. Área Responsável: Superintendência de Gestão Tarifária – SGT.

O reajuste, se aprovado, deve ficar na faixa de 12 a 15%. Um verdadeiro acinte contra o povo de nosso estado. 



EXCLUSIVO - JUSTIÇA DE RO CONCEDE LIMINAR AO JORNALISTA CARLOS CADEIRA CONTRA ENERGISA

A ação impetrada por esse jornalista através da banca de advogados do DR. ELY ROBERTO DE CASTRO, foi em função da empresa ENERGISA ter trocado o "medidor" e em seguida emitido uma fatura no valor de R$3.006,98 como "recuperação de consumo".
Fatura de "recuperação de consumo"
Enquanto muitas pessoas demonstram sua revolta com os abusos da empresa ENERGISA através das redes sociais, este blogueiro/jornalista buscou o caminho lógico...A JUSTIÇA!

E foi através do escritório do Advogado DR. ELY ROBERTO que em apenas quatro dias, ele conseguiu uma liminar com antecipação de tutela, para que a empresa suspenda todos os efeitos punitivos em função da emissão de fatura resultante de "inspeção aleatória" que constatou, depois da troca do medidor de consumo, segundo eles, que a referida unidade consumidora, teria consumido além dos valores cobrados anteriormente.

No pedido de Liminar, DR. ELY esclareceu trata-se, em verdade, de ação declaratória de nulidade de ato administrativo e consequentemente inexistência/inexigibilidade de débito (recuperação de consumo – R $ 3.006,98 – processo nº 2019/ 22946 – vencimento em 24/10/201 9), conforme pedido inicial e documentação anexada, havendo pleito de tutela antecipada para fins de imediata abstenção de suspensão do fornecimento de energia elétrica na residência da parte autora em função do referido débito.
Inicial
Em sua decisão, o JUIZ DR. JOÃO LUIZ ROLIM SAMPAIO estipulou multa diária no valor de R$1.000,00 até o limite de R$50.000,00 revertido em prol do reclamante, para caso a empresa descumpra a ordem judicial e decida interromper o fornecimento de energia da residencia deste jornalista, em função do suposto debito. 

VEJA DECISÃO 

CONCEDO A TUTELA ANTECIPADA, com fulcro nos art. 83 e 84, do CDC (LF 8.078/90), para o FIM DE DETERMINAR QUE A EMPRESA CERON – CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A ( E L E T R O B R Á S D I S T R I B U I Ç Ã O R O N D Ô N I A S / A ) – ABSTENHA-SE DE PROMOVER, UNICAMENTE EM RAZÃO DA FATURA IMPUGNADA ( recuperação de consumo – R$ 3.006,98 – processo nº 201 9 /22946 – vencimento em 24/10/2019), QUALQUER INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NA UNIDADE CONSUMIDORA EM ANÁLISE (RUA MEDIANEIRA, Nº6230, APTO A, BAIRRO CUNIÃ, PORTO VELHO/RO – CÓDIGO ÚNICO 1103714-8 , ATÉ FINAL SOLUÇÃO DA DEMANDA, SOB PENA DE PAGAMENTO) DE MULTA COMINATÓRIA DIÁRIA DE R$ 1.000,00 (HUM MIL REAIS), ATÉ O LIMITE INDENIZATÓRIO DE R$ 50.000,00 (CINQUENTA MIL REAIS) EM PROL DO(A) REQUERENTE, SEM PREJUÍZO DOS PLEITOS CONTIDOS NA INICIAL, DE ELEVAÇÃO DE ASTREINTES E DE DETERMINAÇÃO DE OUTRAS MEDIDAS JUDICIAIS QUE SE FAÇAM NECESSÁRIAS. CASO JÁ TENHA OCORRIDO O TEMIDO “CORTE”, FICA FIXADO O PRAZO DE 24 (VINTE E QUATRO) HORAS PARA O RESTABELECIMENTO DOS SERVIÇOS REGULARES DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NA UNIDADE CONSUMIDORA EM QUESTÃO, SOB PENA DE PAGAMENTO DAS MESMAS ASTREINTES DIÁRIAS E INDENIZATÓRIAS. O cumprimento da obrigação (religação ) deverá ser comprovado nos autos, tão logo expire o prazo, sob pena de se acolher eventualmente como verídico qualquer reclame da parte autora de descumprimento por parte do(a) ré(u);

A audiência de conciliação está marcada para o dia 04/03/2020