Publicidade

Últimas Notícias

POLITICANDO NO TEMPO

Retrospectiva 2013

No final de 2012, uma verdadeira quadrilha que estava instalada na Prefeitura de Porto Velho, caiu, e caiu feio. Passaram o natal nas dependências do presidio Urso Panda, a então toda poderosa, a dama de ferro, a rainha da Inglaterra, a testa de ferro da administração mais danosa para Porto Velho em todos os tempos: Mirian Saldanha Perez, e com ela, só que na ala masculina, o casca grossa Jair Ramires. Isso era um sinal de como seria o ano de 2013.
Valter Araujo continuava foragido, lembrando  inclusive a saga da policia dos EUA quando procurava por Ozama Bin Laden, só que lá, eles realmente procuravam e ninguém sabia em que buraco ele havia se enfiado, já aqui...
A jovem estudante de jornalismo Naiara  Karine foi barbaramente assassinada com 22 golpes de faca, um crime que chocou a sociedade de todo o estado. Depois de apresentar a sociedade nada mais que quatro "potenciais suspeitos" de ter cometido o bárbaro crime, eis que a policia em fim, chega a um dos estupradores, que confessa a participação de mais três envolvidos, e confessa também que tudo foi uma encomenda de "uma mulher misteriosa". Três estupradores e assassinos estão presos, um foragido, e o segredo da mulher misteriosa que encomendou o "susto" na moça, continua, e talvez a sociedade nunca venha a saber realmente de quem se trata, à especulações, mas ninguém ousa abrir a boca pra falar um nome, ou sobrenome. 
Valter Araujo continua foragido...
"Ladrões" invadem prédio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e somem com todos os computadores dos chefes. Not book's com todas as informações sobre as multas e autos de infrações da secretaria foram levados pelos "meliantes" e até hoje ninguém da uma só palavra para a sociedade sobre como está as investigações, ou se tem uma investigação para resolver a situação.
E o Valter Araujo....Nada!
Magica no deposito da SEDUC. Aparelhos de TV, ar condicionados, computadores e periféricos somem como em um passe de magica, prejuízo milionário para os cofres públicos.
Ainda na SEDUC; Servidor some misteriosamente em uma viagem para o baixo madeira, onde tudo também é mistério e aparentemente uma trama diabólica foi armada para dar cabo da vida do servidor, já que o mesmo parece que sabia algo sobre o ilusionismo que aconteceu dentro do deposito daquela secretaria do governo da Cooperação. O Corpo jamais foi encontrado, ninguém da uma satisfação para a família, e é vida que segue.
Valter Araujo continua solto, deputados envolvidos na mesma operação já estavam todos "em campanha como se nada tivesse acontecido", ninguém estava mais preso, Epifania Barbosa continua sendo a "musa do PT", e o povo vai esquecendo, vai esquecendo...
Roberto Sobrinho enfim está preso! Ele e o ex vereador e ex EMDUR, Mario Sergio, enfim vão pagar por seus crimes de colarinho branco. Festa na cidade, fogos, champanhe, alvoroço nos corredores da prefeitura e também na sede do PT. 36 horas depois...decepção e revolta, Roberto e Mário são soltos pela justiça em uma canetada super suspeita de um desembargador que também figura no mesmo polo passivo de um processo juntamente com Roberto.
Prédio do site e Studio de TV do Rondônia Agora são alvos de bandidos que dispararam vários tiros de pistola. O Atentado a bala tinha o intuito de amedrontar seus proprietários que fazem um jornalismo combativo e que muito contribui para desbaratar quadrilhas que são especializadas em roubar dinheiro público, e foi graças as denuncias feitas por seus jornalistas que a quadrilha chefiada pelo então foragido Valter Araujo, foi desmascarada.
Operação Apocalipse: "meio mundo de gente" vai pra cadeia na operação que foi desencadeada para combater o trafico de drogas e que não apreendeu nenhuma grama de droga. Segundo a policia civil, traficantes liderados por Fernando da Gata e Beto Baba, únicos que ainda permanecem presos, montaram um verdadeiro comércio politico eleitoral em nosso estado. Eles aliciaram para o bando, deputados estaduais e vereadores que em épocas de eleição, receberam recursos para financiar suas campanhas e em troca entregavam seus gabinetes para a quadrilha tocar. O vereador Jair Montes foi apontado como o chefe do braço politico, caíram ainda os vereadores Marcelo Reis e Eduardo Rodrigues que dividiram cela no panda por exatos 75 dias. Já nas bandas da ALE/RO, a deputada Fantástica Ana da 8 foi desmascarada vendendo seu mandato e ainda registrando o "contrato de compra e venda", em cartório. Essa talvez tenha sido a maior lambança politica da historia de Rondônia. Com Ana também apareceram os deputados Adriano Boiadeiro, que desfila nos corredores da ALE com um ridículo e enorme chapéu panamá, como se ele estive tocando o gado em sua fazenda, e ainda o filho progênito do ex presidente da ALE, Carlão de Oliveira, preso na operação dominó e acusado de desviar mais de 75 milhões de reais, Jean Oliveira. Hermínio Coelho, Claudio Carvalho, Cabo Anjos, Pastor Delso, Ana da 8, Jean Oliveira, Marcelo Reis, Eduardo Rodrigues, Adriano Boiadeiro e Jair Montes, estão por ai, inocentados pelos seus pares, como se nada tivesse acontecido.
Justiça Brasileira prende o primeiro deputado Federal em pleno exercício de mandato, e ele é de Rondônia: Natan Donadon!
Justiça de Rondônia também faz lição de casa e prende primeiro deputado estadual em pleno exercício de mandato: Marcos Donadon, irmão de Natan. Crimes diferentes? Que nada, família que rouba unida, vai presa unida! Os dois foram pegos no mesmo crime, quando um era presidente da ALE e o outro era seu braço direito, desviaram juntos mais de 8 milhões de reais.
Natan protagonizou o maior vexame da politica brasileira em todos os tempos, superando inclusive o Collorgate. A Câmara dos deputados abre processo de cassação contra Natan, por quebra de decoro parlamentar, o mesmo ganha o direito de se defender em plenário, chega na casa escoltado e algemado, chora na tribuna, fala que o povo de Rondônia lhe ama, que é inocente e seus pares acreditam. Depois de livre da cassação, ele pede pra voltar a tribuna para transmitir um recado de seus novos colegas, os presidiários da Papuda: "Melhorem a xepa (marmita), a comida lá dentro está muito fraquinha, foi meus amigos de carcere que pediram para que eu transmitisse esse recado". Fim do espetáculo!
Fortes Emoções: O foragido Valter Araujo decide se entregar, sai de sua casa, aonde disse que nunca havia  saído, vai ao TRE, atualiza seu titulo de eleitor e segue para o Fórum aonde tinha uma audiência marcada para acontecer as 8:30 da manhã, se apresenta exatamente no horário e diante da Juíza, recebe voz de prisão. Enquanto tudo isso acontece, como se tudo estivesse sido combinado antes, o vereador apontado como um dos chefes da organização criminosa da operação apocalipse, Jair Montes, é colocado em liberdade, abre-se então uma vaga para o ilustre ex presidente da ALE dentro da masmorra chamada Urso Panda. A noticia da rendição de um e da soltura de outro se espalha feito um rastilho de pólvora, a imprensa toda corre para o fórum atrás de uma imagem do agora ex foragido Valter Araujo, algemado e preso, e esquece do vereador Jair Montes. A policia então monta um teatro para despistar a imprensa e Valter sai, sorrindo e sem algemas pelos corredores vazios do fórum da capital, rumo ao camburão que ia leva-lo até o IML para cumprir os tramites legais de sua prisão.
Jovem advogado é abatido a tiros quando chegava em seu escritório na Rua Vieira Caulla, bairro Embratel, o crime é mais um daqueles mistérios onde não tem suspeitos e a policia não dá nenhuma informação "para não atrapalhar as investigações".
Depois de quase 5 anos de mistério, assassinato de empresário do ramo de segurança é esclarecido. Ele foi abatido em frente a sua empresa na avenida Lauro Sodré, ele era ex sócio de Valter Araujo, e a arma que disparou os tiros que mataram o empresário, foi encontrada na fazenda de Valter. Valter foi apontado e indiciado pelo assassinato do empresário, e com esse indiciamento, seus planos de sair da cadeia até o final do ano, foram pelo ralo. Ele também foi condenado a sete anos de prisão em regime semi aberto, por corrupção passiva, pelo fato de ter entregue a Deputada arrependida, Epifania Babosa, 30 mil reais para comprar seu voto em projetos de seu interesse na ALE.  
Comissão processante da Câmara de Vereadores trabalha dia e noite para fechar o relatório e entregar para votação em plenário. O Vereador Léo Moraes, relator do processo, pede a cassação de três vereadores: Jair Montes, Cabo Anjos e Pastor Delso e suspensão por 30 dias do mandato do vereador Marcelo Reis e ainda "um puxão" de orelha no vereador Eduardo Rodrigues.
O Prefeito Mauro Nazif e seu irmão Gilson Nazif, querendo ter sustentação politica na câmara, coloca seu bloco na rua para livrar os vereadores de todas as punições e assim, traze-los para seu lado. Seu plano deu certo e hoje ele tem 12 vereadores como aliados, inclusive o seu antigo maior critico: Jair Montes! É, mas nem tudo foi tão perfeito assim como o prefeito e seu primeiro ministro e irmão planejaram. A sessão teve falhas, e falhas graves, inclusive apontadas pelo próprio advogado de defesa de Jair Montes no momento de sua fala. Ele prevendo que o pior poderia acontecer, se antecipou em avisar que recorreria caso seu cliente fosse cassado, e pontuou os erros. Jair não foi cassado e os suplentes aproveitaram a deixa do advogado falastrão e ingressaram na justiça, resultado: A sessão está suspensa e todos ainda podem sim, perder o mandato.
Pesquisa em todo o estado aponta os  melhores e os piores prefeitos de Rondônia: Dr. Mauro Nazif é apontado como o pior prefeito do Estado de Rondônia. 1 ano apos sua posse, a cidade mudou, e mudou para pior e tantas coisas ruins vem acontecendo que esse blogueiro aqui, juntou documentos e entrou com um pedido de impeachment do prefeito e seu vice. Corre também na cidade um abaixo assinado aonde já consta aproximadamente 22 mil assinaturas.
No mais, é esperar que o ano termine bem, os mensaleiros continuem presos, os irmãos Donadon também, a paz volte a reinar nas ruas de Porto Velho e que todos tenham um feliz Natal e um Prospero Ano novo.

Nenhum comentário