Publicidade

Últimas Notícias

URGENTE - INDIGENAS DA PONTA DO ABUNÃ FECHAM NOVE ALDEIAS E ACAMPAM NA FLORESTA COM MEDO DO NOVO CORONAVÍRUS

RECADO DO LIDER KAXARARI ARI KAXARARI: "Está proibido a entrada de pessoas dentro das comunidades indigenas e também a circulação dos próprios indigenas na cidade, não sendo proibido literalmente de ele sair, mas só pode vir uma pessoa por família, mas do que isso, NÃO PODE!"


Segundo o líder Ari kaxarari, a própria polícia está tocando os povos indígenas em números maiores nos mercados, porta de bancos e mesmo circulando na ruas do Distrito de Extrema.

Ele avisa ainda que "quem tentar entrar nas aldeias Pedreiras, Pachiúba, Kawapú, Thiacobí, Barrinha, Central, Aldeia nova, Buriti e Marmelinho estão com os portões fechados e se alguém de fora que tentar entrar nas comunidades indígenas citadas, podem sofrer uma penalidade e até ser preso e processado, e que esse aviso vale também para amigos e parentes."                       RECADO DE ARI KAXARARI

Atualmente 682 indigenas habitam nessas aldeias, e todos receberam os avisos e estão cientes da responsabilidade de cada um.

INDIGENAS DECIDEM ACAMPAR NA FLORESTA PARA SE PROTEGER DO COVID 19

Ari Kaxarari, que é Conselheiro Distrital do povo Kaxarari e Presidente do Conselho Distrital do Dsei Alto Rio Purus onde responde por parte do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia informou a nossa reportagem que logo no inicio da pandemia do novo coronavírus, esteve dentro das aldeias junto ao cacique Zezinho kaxarari e com a Enfermeira Crislaine, fazendo palestra de concientização dos povos indigenas.

No entanto, segundo Ari, logo apos essa visita, indigenas da comunidade Kauapú resolveram sair da aldeia e foram acampar no meio da floresta, cerca de 2:40 hs. (duas horas e quarenta minutos) de seus locais de origem, já que eles acharam que essa era a única maneira de se protejer contra o vírus.

Uma semana depois eles voltaram, e no dia seguinte se depararam com a noticia da confirmação do primeiro caso em Extrema, e foi então que decidiram trancar o portão e impedir a entrada e saída de pessoas. E quando alguém sair da Aldeia que passar dois a três dias é por direito de ficar Durante 14 dias em quarentena sem poder sair para nenhum lugar.

"É os cuidados que nós estamos tendo e a melhor coisa é obedecer as normas e as recomendação do Ministério da Saúde, junto nós podemos ser mais fortes, e juntos nós podemos vencer o coronavírus, nós dos povos indígenas kaxarari e outros que faz parte da Nação Indígena brasileira, nós temos uma grande oportunidade de nós não ser infectado pelo coronavirus." Finalizou Ari Kaxarari

Caso confirmado em Extrema assusta indigenas, veja vídeo.
"JUNTOS NOS PODEMOS VENCER O NOVO CORONAVÍRUS"

Nenhum comentário