Publicidade

Últimas Notícias

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE HÉVERTON ALVES AGUIAR, O IMPLACÁVEL CAÇADOR DE CORRUPTOS DO ESTADO DE RONDÔNIA


Héverton Alves de Aguiar nasceu em 30 de janeiro de 1965 em Porto Velho, Rondônia. Aos 52 anos, é casado e pai de dois filhos. A vida estudantil e acadêmica foi toda percorrida em solo rondoniense. Formou-se em Direito pela Faro e ingressou no Ministério Público de Rondônia (MP/RO) em 1994 como promotor de Justiça, instituição onde passou a galgar e acumular cargos até chegar à Procuradoria-Geral de Justiça, onde, eleito e reeleito, ficou durante um quatriênio, saindo ao final de 2015. É conhecido pela implacável luta encampada contra a corrupção.


O Promotor de Justiça Héverton Alves de Aguiar foi reeleito no dia 15 de março, para seu segundo mandato no cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia para o biênio 2013-2015.

Candidato único ao cargo, em sua primeira gestão como Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar promoveu significativos investimentos na estruturação do Ministério Público de Rondônia, dando à Instituição mais modernidade e agilidade para cumprimento de suas funções constitucionais.

OPERAÇÃO TERMOPILAS foi um marco no combate a corrupção em Rondônia.
Também se destacou pelo trabalho incansável de combate à corrupção e aos crimes contra a Administração Pública, com a realização de grandes operações com entidades parceiras (Polícia Federal, Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal), as quais tiveram repercussão nacional a exemplo das operações Termópilas, Olimpo, Vórtice e Lâmia. Como fruto desse trabalho, desenvolvido por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o então chefe do Ministério Público de Rondônia ocupou também a presidência do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), entidade pertencente ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, entidade da qual foi também vice-presidente para a Região Norte.

Héverton Alves de Aguiar tomou posse como Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público de Rondônia em 1994, após ter sido aprovado no concurso para ingresso na carreira. Atuou nas Promotorias de Justiça de Ariquemes e Ouro Preto do Oeste antes de ser promovido para a capital, em 1998.

Entre os cargos ocupados na Instituição estão o de diretor do Centro de Controle Institucional da Corregedoria-Geral do MPRO, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e diretor do Centro de Atividades Judiciais (CAEJ). Em janeiro de 2009, ocupou o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça e em maio do mesmo ano foi designado para exercer a função de Secretário-Geral do MPRO. Foi também diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (FESMP).

Héverton Alves de Aguiar formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Letras de Rondônia (FARO) em 1993, onde foi professor de Direito Civil. Também lecionou na Faculdade São Lucas e Uniron. É pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Minas Gerais, UFMG.

Atualmente ele está em atividade na Promotoria da Violência Doméstica e Proteção à Mulher. E paralelamente a isso, é membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público, cumprindo essa atividade junto a ENASP, que é a Estratégia Nacional de Segurança Pública. 

Nenhum comentário